Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17356
Título: O maneirismo na lírica de Camões
Autor(es): LINHARES FILHO, José
Palavras-chave: Lírica
Camões
Poesia
Data do documento: 1987
Editor: Revista de Letras
Citação: LINHARES FILHO, J. (1987)
Resumo: Diante da grande dificuldade de comprovação da autoria de muitos textos da obra lírica de Camões, em vista dele não a haver deixado preparada em conjunto para ser levada ao prelo, e haver publicado em vida somente três poemas líricos, surge o plausível e rigoroso trabalho do Prof. Leodegário A. de Azevedo Filho, que completa pesquisa iniciada pelo Prof. Emmanuel Pereira Filho, no sentido de estabelecer, com a maior credibilidade possível, o " cânone básico, mínimo ou irredutível" da lírica camoniana. O critério proposto pelo Prof: Emmanuel Pereira ,Filho e seguido pelo Prof. Leodegário de Azevedo Filho fundamenta-se em três pontos: testemunho quinhentista, tríplice ·testemunho e testemunho' incontestável. De acordo com essas exigências, o ilustre pesquisador apresenta 104 textos da comprovada autoria de Camões, os quais poderão ser acrescidos de outros que surjam no futuro e se adaptem a tais requisitos. Recorremos a esses textos, sobretudo aos sonetos, para o presente estudo do Maneirismo da poesia de Camões...
Descrição: LINHARES FILHO, José. O maneirismo na lírica de Camões. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 155-170, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17356
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_linharesfilho.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.