Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17363
Título: Presença do humorismo na literatura cearense
Autor(es): AZEVEDO, Sânzio de
Palavras-chave: Literatura cearense
Humorismo
Data do documento: 1987
Editor: Revista de Letras
Citação: AZEVEDO, S. (1987)
Resumo: Numa conferência proferida aqui em Fortaleza, na Casa de Juvenal Galeno, pelos anos 50, o famoso ator Procópio Ferreira afirmou, a certa altura: o homem ri por dois motivos: os eternos e os transitórios. Os motivos transitórios do riso é que variam de época para época, de dia para dia, conforme as circunstâncias da própria vida, segundo as variações desses próprios motivos e a formação dos contrastes. Isso explicaria por que as grandes comédias de Moliêre, com tipos que transcendem seu tempo, fazem rir ainda hoje, o que não acontece com todos os poemas satíricos de um Gregório de Matos, alguns dos quais voltados para aspectos locais e temporais. Nosso objetivo aqui é detectar o humorismo na literaturas do Ceará, ao longo dos tempos, e se vários dos textos escolhidos não parecerem tão cômicos, isso pode-se dever não só ao problema dos motivos transitórios, de que fala Procópio Ferreira, mas também ao próprio gosto do selecionador...
Descrição: AZEVEDO, Sânzio de. Presença do humorismo na literatura cearense. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 83-102, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17363
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_sazevedo.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.