Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17368
Título: Eugênio Oniêguin: obra central de Alexandre Púchkin
Autor(es): MARIZ, Tatiana Gueorguievna
Palavras-chave: Perfil arquitetônico
Cultura russa
Iluminismo
Data do documento: 1987
Editor: Revista de Letras
Citação: MARIZ, T. G. (1987)
Resumo: Alexandre Serguêievitch Púchkin é o primeiro nome que nos vem à memória ao pensarmos na cultura russa. Nele encontrou expressão mais plena e brilhante uma época que engendrou a tradição da cultura intelectual e artística da sociedade russa - a do Iluminismo russo do século XVIII, iniciada com as transformações históricas de Pedro o Grande desde os primeiros anos do século. Os sucessores de Pedro o Grande, principalmente Catarina II, continuaram a tradição das grandes instituições científicas , artísticas e educacionais da época, como veículos de difusão da mentalidade humanista. A própria São Petersburgo, concebida pela inspiração de Pedro o Grande como uma janela para a Europa, foi fundada como nova capital do Império Russo. O seu perfil arquitetônico, criado como uma gravura dos estilos estéticos da idade humanística, apresenta-nos um museu vivo e imperecível da nova tradição histórica e cultural, que desponta na Rússia, num clima de tempestade revolucionária de 1789...
Descrição: MARIZ, Tatiana Gueorguievna. Eugênio Oniêguin: obra central de Alexandre Púchkin. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 39-57, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17368
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_tgmariz.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.