Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17369
Título: O processo metalingüístico em Dom Casmurro
Autor(es): MORAES, Vera Lúcia Albuquerque de
Palavras-chave: Metalinguística
Dom casmurro
Romance
Literatura
Data do documento: 1987
Editor: Revista de Letras
Citação: MORAES, V. L. A. (1987)
Resumo: Ao lermos Dom Casmurro sentimo-nos diante de uma obra que ultrapassa os próprios limites espaciais e temporais antecipando o movimento renovador do romance. O livro remete a situações de controvérsias, se nos situarmos no contexto da época, e nos envolve em seu enigma, através da ambiguidade do tema e dos recursos expressivos. Pressentimos no escritor uma perspectiva de abertura a novos processos literários mas, ao mesmo tempo, constatamos seu condicionamento a uma série de normas e padrões com relação ao desenvolvimento das ideias e da expressão . Suas leituras de alguns filósofos da antiguidade grega, principalmente de Aristóteles, condicionam, de certa forma, seus recursos criativos. Há passagens do romance que se conformam, nitidamente às leis da Retórica e da Poética aristotélica. Esse aspecto poderá ser observado, também, em suas manifestações como crítico literário...
Descrição: MORAES, Vera Lúcia Albuquerque de. O processo metalinguistico em Dom Casmurro. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 297-320, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17369
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_vlamoraes.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.