Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17370
Título: As sugestões didáticas do Protágoras
Autor(es): TEIXEIRA, Eleazar Magalhães
Palavras-chave: Protágoras
Filósofos
Sócrates
Platão
Data do documento: 1987
Editor: Revista de Letras
Citação: TEIXEIRA, E. M. (1987)
Resumo: Um dos mais antigos documentos sobre educação de que temos notícia no Ocidente, o Protágoras, após vinte e cinco séculos de existência, continua a nos espantar pela pertinência de suas duas perguntas básicas: A virtude pode ser ensinada? Ou melhor, o que é a virtude? Ela é una ou múltipla? Na tentativa de responder a essas indagações, o diálogo se desenvolve através de uma longa discussão entre Sócrates e Protágoras, em que cada um argumenta e demonstra a veracidade do que afirma. O resultado já é por demais conhecido de todos os leitores dos diálogos de Platão: Protágoras, que começou afirmando ser a virtude ensinável, no final do diálogo resiste em aceitar essa afirmação: Sócrates, que negou de início o seu ensino, conclui no desfecho que ela pode ser ensinada. Além de um breve percurso pelos principais argumentos dos dois dialogantes, neste trabalho nossa atenção estará voltada também para os variados indícios de técnica didática sugeridas pelo texto, uma vez que cada diálogo de Platão é também um método...
Descrição: TEIXEIRA, Eleazar Magalhães. As sugestões didáticas do Protágoras. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 115-120, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17370
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_emteixeira.pdf832,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.