Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17394
Título: Acerca da "presença"
Autor(es): Aderaldo, Noemi Elisa
Palavras-chave: Poesia
Romancistas
Orpheu
Modernismo
Existencialismo
Data do documento: 1988
Editor: Revista de Letras
Citação: ADERALDO, N. E. (1988)
Resumo: Após o movimento estético desencadeado por escritores e artistas agrupados em torno de "Orpheu" e outras revistas afins, é com o movimento da "Presença", ao longo dos seus 14 anos de história ativa, que se consolida e que se impõe, definitivamente, o Modernismo em Portugal. É uma vez uma revista, agora alcançando 54 números, publicados de 1927 a 1940, que dá nome ao movimento, aglutinando toda uma geração de escritores "modernistas" de tendências diversas, e representando a convergência de todos os valores significativos do Modernismo que lhe foi contemporâneo, especialmente no que se refere à poesia. O movimento da "Presença" arranca das linhas originalíssimas dos grandes mestres de ''Orpheu", tendo havido, entre as duas gerações respectivas, quase que uma assimilação, consolidando uma aventura da outra. Conforma-se, entretanto, a "Presença", em dimensões estéticas mais abrangentes, nas quais confluem influxos diversos, como os provenientes da poesia pós-simbolista francesa (Valéry, Apollinaire, etc.), de Dostoiewski, do intuicionismo bergsoniano, da psicanálise freudiana, do existencialismo de Chestov, de Andre Gide, do romance de Marcel Proust, etc...
Descrição: ADERALDO, Noemi Elisa. Acerca da 'presença'. Revista de Letras, Fortaleza, v. 13, n. 1/2, p. 187-192, jan./dez. 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17394
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_art_neaderaldo.pdf854,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.