Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17493
Título: O humor e o fantástico na literatura
Autor(es): LEMOS, Tércia Montenegro
Palavras-chave: Literatura fantástica
Humor
Literatura russa
Data do documento: 1994
Editor: Revista de Letras
Citação: LEMOS, T. M. (1994)
Resumo: Em Comicidade e Riso, Vladimir Propp fala das várias modalidades do cômico, baseando-se num estudo comparativo de diversas obras da literatura russa. Ao fim desta leitura, elaboramos uma hipótese: existiria um humor latente no fantástico? Em caso afirmativo, caberia identificarmos a causa e o tipo desse humor. Como este trabalho não tem por objetivo urna análise detalhada de textos literários, a bibliografia que iremos utilizar se refere basicamente a ensaios que tratam do humor ou do fantástico. Nossas conclusões se basearão, portanto, em algumas inferências que a leitura desses estudos pode permitir. O que pretendemos, em suma, é fazer algumas reflexões sobre uma possível associação entre os mecanismos psicológicos que instauram o cômico e o fantástico, face às reações do leitor. Parece-nos que, se pudermos nessa perspectiva conceptualizar ambos os gêneros, como se fossem gerados a partir de procedimentos comuns, não será descabida nossa hipótese...
Descrição: LEMOS, Tércia Montenegro. O humor e o fantástico na literatura. Revista de Letras, Fortaleza, v. 16, n. 1/2, p. 62-64, jan./dez. 1994.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17493
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_art_tmlemos.pdf313,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.