Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17966
Title in Portuguese: A hipótese do período crítico na aquisição de língua materna
Author: Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
Keywords: Hipótese do período crítico
Período Crítico
Língua Materna
Critical Period Hypothesis
Critical Period
Language Acquisition
Mother Tongue
Issue Date: 2013
Publisher: Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES)
Citation: Lima Júnior, R. M. (2013)
Abstract in Portuguese: Este artigo é uma resenha da literatura sobre a influência que a idade em que se começa a ter contato com uma primeira língua pode ter no processo de aquisição dessa língua materna. Parte-se dos pressupostos teóricos do construto período crítico, amplamente utilizado nas ciências biológicas, para uma melhor compreensão da proposta da Hipótese do Período Crítico para aquisição de línguas. Alguns casos de isolamento linguístico infantil são descritos a fim de se discutir a validade da Hipótese.
Abstract: This paper reviews the literature concerning the influence that the age of first contact with a mother tongue may have on the acquisition of a first language. The assumptions underlying the construct critical period, which is widely used in biological sciences, are firstly discussed in order to better understand the proposal of the Critical Period Hypothesis for language acquisition. Some cases of infant linguistic isolation are described so as to discuss the validity of such Hypothesis.
Description: LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. A hipótese do período crítico da aquisição de língua materna. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES), Vitória, v. 7, n. 9, p. 225-239, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17966
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1982-291X (impresso)
2317-3475 (online)
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_h_rmlimajr.pdf188,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.