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Tipo: Dissertação
Título: Entre a escola unitária e a mercadológica: a trajetória para o mundo do trabalho dos egressos das EEEPS do Ceará
Título em inglês: Between unitary school and marketing: a trajectory for the labor work of the Ceará graduates EEEPs
Autor(es): Marques, Daniele Luciano
Orientador: Sousa, Antonia de Abreu
Palavras-chave: Labor world;Vocational education;Formação profissional técnica;Educação profissional;Mercado de trabalho;Emprego e educação
Data do documento: 2016
Citação: MARQUES, Daniele Luciano. Entre a escola unitária e a mercadológica: a trajetória para o mundo do trabalho dos egressos das EEEPS do Ceará. 2016. 104f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
Resumo: A pesquisa discute o Programa de Ensino Médio integrado à Educação Profissional das Escolas Estaduais Cearenses, que surgiu em 2008, por meio da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, consoante Programa Brasil Profissionalizado. O objetivo é investigar as experiências dos egressos com relação ao mundo do trabalho, sobretudo as vivências durante o estágio curricular e pós-formação. Recorre-se a autores que cuidam das contradições no mundo do trabalho, da Educação Profissional e àqueles que abordam a Escola Unitária, como: Marx (2010;1890;2001), Mészáros (2008;2002), Kuenzer (1991;2005;2011), Saviani (2008;2007), Antunes (1998;22015;2007), Alves (2011), Frigotto (2010;1995), Cunha (2000), Ramos (2011), Ciavatta (2012), Gramsci (1989) e outros estudiosos que contribuíram para o campo teórico e análise dos achados. Vale enfatizar que a análise filosófica desta pesquisa exploratória foi ancorada na concepção de escola unitária, de Gramsci, que propõe uma formação transposta aos interesses em mão de obra para o capital. Os dados foram colhidos de documentos legais que caracterizam e orientam o objeto de estudo, escolas estaduais de Educação Profissional do Ceará e via questionário com 30 egressos. Nesse caminhar, ficou identificado o fato de que esses, motivados pela obtenção de uma formação técnica como meio para “minimizar” os efeitos do desemprego e conforme a pedagogia das competências que orienta os jovens para a busca pela empregabilidade, demonstraram, em sua maioria, que as expectativas referentes à formação nas EEEPs foram atendidas. Embora muitos atuem e continuem os estudos em área distinta para qual foram formados, declararam que foi uma oportunidade de crescimento pessoal, profissional, e o pontapé inicial para a longa caminhada no mundo do trabalho. Outros egressos, no entanto, em menor número, revelaram que houve deficiência na formação nas EEEPs, principalmente no que diz respeito ao estágio curricular, pois as atividades não predominaram diretamente na área de formação do curso, havendo momentos de atividades de cunho administrativo e tarefas simples nas empresas concedentes do estágio. Assim, cumpriram esse componente curricular de um modo não condizente com o plano legal estabelecido para a formação integrada. O caminho para a educação da classe trabalhadora perpassa a oferta de vagas e chega ao compromisso de uma educação que ultrapasse as limitações economicistas do mercado de trabalho.
Abstract: The current research discuss the High School program integrated for the Vocational Education of the State School from Ceará which emerged in 2008 through the partnership between the State Government and Federal Government according to Brazil Professionalized Program. The aim was to get aware about the graduate experiences in terms of the labor market, especially the experiences during the curricular internship and post-training. We refer to authors that deal with contradictions of the labor world, to the Vocational Education and those who approach the Unity School such as: Marx (2010;1890), Mészáros (2008;2002), Kuenzer (1991;2005;2011), Saviani (2008;2007), Antunes (1998;2015;2007), Alves (2011), Frigotto (2010;1995), Cunha (2000), Ramos (2011), Ciavatta (2012), Gramsci (1989) and other scholars who contributed to the theoretical field and the analysis of the findings results. It is worth to emphasize that the philosophical analyze in this exploratory research was anchored in the unitary school of Gramsci that proposes a training beyond the interests of workforce to the capital. The datas were collected from legal documents that characterize and guide the object of study, State Schools of Ceará Vocational Education, and through questionnaire with thirty graduates. Along this study, we identified that those ones motivated by getting a technical education as a mean to "minimize" the effects of unemployment and according to the competence pedagogies that guide young apprentice to search for employability, showed mostly that expectations related to training in EEEPs were fulfilled. Although many of the students are working and continuing the distinct area in studies for which they were trained, they said it was an opportunity for personal and professional growth as well as the kickstart for long walk in the labor world. However, other graduates in a fewer number revealed that there was deficiency in forming the EEEPs mainly with regard to the course stage, because the activity does not prevailed directly in the area of the course formation as well as there were some activities related to administrative issues and simple tasks at the companies which granted the internship. Thus, they fulfilled this curricular component of an inconsistent manner with the legal plan established for integrated training. The path to the education of the working class runs through the waves of offers and reaches the commitment of an education beyond economistic limitations of the labor market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18085
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