Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18207
Título: História de vida e genealogia: categoria narrativa específica em busca do tempo perdido
Título em inglês: Life story and genealogy: specific narrative category in search of the lost time
Autor(es): VASCONCELOS, Sandra Maia Farias
Palavras-chave: História de vida
Genealogia
Narrativa
Data do documento: 2011
Citação: VASCONCELOS, S. M. F. (2011)
Resumo: Esse estudo tem como objetivo trazer à tona uma nova categorização dos estudos da narrativa a partir da especificidade histórica pessoal e genealógica. Percebemos haver uma lacuna nos estudos linguísticos acerca das narrativas familiares, históricas e genealógicas, formadoras da pessoa em sua estrutura pessoal e profissional. Consideramos haver uma camada intergenérica entre o tipo narrativo e suas manifestações genéricas no que diz respeito às escritas biográficas e autobiográficas, entre a escrita ficcional e a escrita de si, caracterizadas pela veracidade e pela pessoalidade na escrita, segundo a perspectiva iniciada por Gaston Pineau. Essa camada ou classe textual, aqui chamada classe narrativa, passa além das categorias tratadas por Barthes, denominadas pelo autor: níveis da narrativa. História de vida e genealogia formam uma classe narrativa que abrange as diversas formas de manifestações narrativas cunhadas na emotividade – relação com o emissor – e na realidade dos fatos, aspectos relevantes na construção discursiva.
Descrição: VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. História de vida e genealogia: categoria narrativa específica em busca do tempo perdido. Linha d’Água, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 313-328, jun. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18207
ISSN: 2236-4242
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_smfvasconcelos.pdf108,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.