Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18383
Título: A influência da mídia no discurso de vítimas de violência urbana em Fortaleza-Ceará-Brasil
Autor(es): PELOSI, Ana Cristina
FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes
CAMERON, Lynne
Palavras-chave: Discurso
Metáfora
Violência
Data do documento: 2013
Citação: PELOSI, A. C.; FELTES, H. P. M.; CAMERON, L. (2013)
Resumo: Este artigo apresenta,sob a ótica da análise do discurso à luz da metáfora, resultados parciais de análises sobre a influência que a mídia parece exercer sobre as falas de vítimas de violência urbana em Fortaleza-Ceará-Brasil. Entendemos ametáfora como emergência dinâmicacomplexa, capaz de expressarsentimentos, valores, crenças e atitudes dos participantesao relatarem como suas rotinas têm mudado em vista do prevalecente estado de violência. Nessa ótica, analisamos a recorrência de veículos metafóricos e metonímicos presentes emalguns excertos do corpusque nos permitem propor a emergência da metáfora sistemática VIOLÊNCIA É UM PRODUTO MANUFATURADO PELA MÍDIA.
Descrição: PELOSI, Ana Cristina; FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes; CAMERON, Lynne. A influência da mídia no discurso de vítimas de violência urbana em Fortaleza-Ceará-Brasil. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 65, p. 38-53, jul./dez. 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18383
ISSN: 1982-2014
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_apelosi.pdf309,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.