Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19122
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os modos de representação sobre a língua inglesa em fóruns online de futuros professores desta língua
Título em inglês: English student-teachers’ modes of representation about english in online discussion foruns
Autor(es): Araújo, Júlio César Rosa de
Silva, Andréia Turolo da
Palavras-chave: Língua inglesa;Análise Crítica do Discurso;Modos de recuperação;English;Critical discourse analysis;Modes of representation
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Ilha do Desterro
Citação: SILVA, Andréia Turolo da; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Os modos de representação sobre a língua inglesa em fóruns online de futuros professores desta língua. Ilha do desterro, Florianópolis, n. 66, p. 173-202, jan./jun. 2014.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, de base etnográfica (FRAGOSO et.al, 2011), que teve como objetivos específicos identificar, descrever e explicar os modos de representação sobre a língua inglesa de futuros professores desta língua em processo de formação inicial, conforme interagiam em fóruns online sobre temas relacionados aos estudos da linguagem. Para complementar a análise, os participantes desta pesquisa responderam a uma pergunta motivadora. As bases teóricas que sustentaram a análise foram construídas a partir das propostas de Fairclough (2001, 2003, 2009), de uma abordagem dialético-relacional de Análise de Discurso Crítica, principalmente o que se refere a discursos enquanto representação, e de van Dijk (2008, 2009), de uma abordagem sócio-cognitiva de Estudos Críticos de Discurso, principalmente ao que se refere a modos de representação. Os resultados obtidos de certa forma convalidaram um discurso latente de hegemonia da língua inglesa. Foram encontradas, no entanto, discrepâncias nos modos de representar a língua inglesa entre o discurso natural e o discurso motivado pela pergunta.
Abstract: This is an exploratory research with ethnographic basis (FRAGOSO et.al. 2011), and which had as specific objectives to identify, describe and explain the modes of representation of the English language by future English teachers while they interacted in online discussion forums about themes related to language studies in general, in a pre-service teacher education program. To complement the analysis, the research participants answered a motivating question. The theoretical bases on which this research was built were the dialectical-relational approach to Critical Discourse Analysis of Fairclough (2001, 2003, 2009), especially what refers to discourses as representations, and the sociocognitive approach to Critical Discourse Studies of van Dijk (2008, 2009), especially what refers to modes of representation. The results could somehow validate a common discourse of the English language hegemony. However, discrepancies were found between the modes of representation of the English language in the natural discourse and in the question-motivated discourse.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19122
ISSN: 2175-8026
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_jcaraujo.pdf565,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.