Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
Título: A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente
Autor(es): LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga
PEIXOTO, Camila Maria Marques
Palavras-chave: Formação de professores
Agir humano
Tipos de discurso
Figuras de ação
Leitura
Data do documento: 2011
Editor: Scripta
Citação: LEURQUIN, E. V. L. F.; PEIXOTO, C. M. M. (2011)
Resumo: Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo.
Descrição: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, Belo Horizonte, v. 15, n. 28, p. 83-102, jan./jun. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19127
ISSN: 2358-3428
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_evlfleurquin.pdf451,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.