Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19164
Título: A proposta de um quadro norteador de pesquisa como exercício de construção do objeto de estudo
Título em inglês: The proposal of a research guiding frame as exercise to construct the object of study
Autor(es): ARAÚJO, Júlio César Rosa de
PIMENTA, Alcilene Aguiar
COSTA, Sayonara
Palavras-chave: Projetos de pesquisa
Construção do objeto
Quadro norteador de pesquisa
Data do documento: 2015
Editor: Interações
Citação: ARAÚJO, J. C. R.; PIMENTA, A. G.; COSTA, S. (2015)
Resumo: Nosso estudo incide sobre a aplicação de uma proposta didática para o ensino gênero projeto de pesquisa, contemplando os vieses textual e epistemológico da sua elaboração. O quadro norteador da pesquisa (QNP) reúne e relaciona questões, hipóteses de trabalho e objetivos a serem alcançados, sistematizando a construção do objeto. Diante disso, nosso principal questionamento foi "Como a elaboração dos QNPs contribuiu para a construção do objeto de estudo?". Os resultados mostram que, com o auxílio dessa ferramenta, os alunos apresentaram maior facilidade em construir seus objetos de pesquisa e em elaborar os projetos.
Abstract: This study investigates the design, development and application of a Research Guiding Frame (RGF) to undergraduate students enrolled in a Reading and Writing Academic Texts class at the Federal University of Ceará. RGF is a tool that assembles student' research questions, hypotheses and objectives. The results showed that RGF helped students refine their research projects and academic writing skills.
Resumo em espanhol: Nuestro estudio aborda la implementación de una propuesta didáctica para la enseñanza del género proyecto de investigación, incorporando las dimensiones textual y epistemológica de su elaboración. El cuadro orientador de investigación (QNP) reúne y relaciona cuestiones, hipótesis y objetivos, sistematizando la construcción del objeto. Así, nuestra principal pregunta fue "¿Cómo la elaboración del QNP contribuyó a la construcción del objeto de estudio?". Los resultados muestran que, con esta herramienta, los estudiantes tuvieron mayor facilidad en la construcción de sus objetos de investigación y el diseño de proyectos.
Descrição: ARAÚJO, Júlio César Rosa de; PIMENTA, Alcilene Aguiar; COSTA, Sayonara. A proposta de um quadro norteador de pesquisa como exercício de construção do objeto de estudo. Interações, Campo Grande, v. 16, n. 1, p. 175-188, jan./jun. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19164
ISSN: 1984-042X
1518-7012
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_jcraraujo.pdf977,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.