Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19387
Título: Dizer e fazer: a ideologia subjacente ao discurso de formadores de professores de uma universidade pública federal
Autor(es): MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo
Palavras-chave: Discurso ideológico
Teoria das Representações Sociais
Formação de professores de E/LE
Data do documento: 2013
Editor: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: MIRANDA, C. A. A. (2013)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a ideologia subjacente aos discursos de professores de uma Universidade Pública Federal brasileira. Para isso, utiliza dados colhidos em trabalho no nível de Metrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Como metodologia, propusemos uma articulação entre a Teoria das Representações Sociais, conforme as propostas de Moscovici (2009) e Jodelet (2001), com os Estudos Críticos do Discurso, nas bases do que postula Van Dijk (2008) e a Linguística Aplicada. A partir de uma análise lexical e semântica, revela-se o ideário compartilhado pelo grupo de professores participantes da investigação, que aponta para uma vinculação a um ideário progressista. Além disso, emergem posições da compreensão por parte do grupo de uma formação de professores de Espanhol Língua Estrangeira, voltada para o ensino da gramática e para a dotação do futuro docente da capacidade de ensinar o idioma nas mesas bases que o aprendeu.
Descrição: MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo. Dizer e fazer: a ideologia subjacente ao discurso de formadores de professores de uma universidade pública federal. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, Ano 1, n. 2, v. 1, p. 165-199, nov. 2013/mai. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19387
ISSN: 2318-0099
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_dcaamiranda.pdf528,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.