Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19387
Title in Portuguese: Dizer e fazer: a ideologia subjacente ao discurso de formadores de professores de uma universidade pública federal
Author: Miranda, Cícero Anastácio Araújo de
Keywords: Discurso ideológico
Teoria das Representações Sociais
Formação de professores de E/LE
Issue Date: 2013
Publisher: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citation: Miranda, C. A. A. (2013)
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem como objetivo discutir a ideologia subjacente aos discursos de professores de uma Universidade Pública Federal brasileira. Para isso, utiliza dados colhidos em trabalho no nível de Metrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Como metodologia, propusemos uma articulação entre a Teoria das Representações Sociais, conforme as propostas de Moscovici (2009) e Jodelet (2001), com os Estudos Críticos do Discurso, nas bases do que postula Van Dijk (2008) e a Linguística Aplicada. A partir de uma análise lexical e semântica, revela-se o ideário compartilhado pelo grupo de professores participantes da investigação, que aponta para uma vinculação a um ideário progressista. Além disso, emergem posições da compreensão por parte do grupo de uma formação de professores de Espanhol Língua Estrangeira, voltada para o ensino da gramática e para a dotação do futuro docente da capacidade de ensinar o idioma nas mesas bases que o aprendeu.
Description: MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Dizer e fazer: a ideologia subjacente ao discurso de formadores de professores de uma universidade pública federal. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, Ano 1, n. 2, v. 1, p. 165-199, nov. 2013/mai. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19387
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2318-0099
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_dcaamiranda.pdf528,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.