Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19417
Título: Heterogeneidades enunciativas e marcas linguísticas da interpretação psicanalítica
Autor(es): BRITO, Mariza Angélica Paiva
CAVALCANTE, Mônica Magalhães
Palavras-chave: Heterogeneidade
Referenciação
Inconsciente
Data do documento: 2013
Editor: Revista Desenredo
Citação: BRITO, M. A. P.; CAVALCANTE, M. M. (2013)
Resumo: Tem-se como objetivo analisar, por meio dos processos interpretativos, as marcas linguísticas do atravessamento do “outro” no fio discursivo, tomando como critérios as heterogeneidades definidas por Authier-Revuz (1982) como constitutiva e mostrada, subdividindo em mostrada marcada e mostrada não marcada. Para argumentar em favor dessa “abertura” para uma outra cena discursiva, recorreu-se a processos de referenciação, que podem desempenhar o papel de eficientes marcadores discursivos, sem que, para tanto, precisem vir acompanhados de indicadores formais. Pretende-se, pela análise da cadeia significante, analisar não apenas a construção de significados, como afirmava Lacan (1990), mas também, e necessariamente, a elaboração de referentes. Utilizou-se como exemplário a interação das novas formas de comunicação que se realizam por meio da mídia eletrônica.
Descrição: BRITO, Mariza Angélica Paiva; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Heterogeneidades enunciativas e marcas linguísticas da interpretação psicanalítica. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 9, n. 2, p. 399-415, jul./dez. 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19417
ISSN: 1808-656X
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_mapbrito.pdf282,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.