Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19429
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Referenciação e marcas de conhecimento compartilhado
Autor(es): Cavalcante, Mônica Magalhães
Santos, Leonor Werneck dos
Palavras-chave: Leitura;Conhecimento partilhado;Referenciação
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Linguagem em (Dis)curso
Citação: Cavalcante, M. M.; Santos, L. W. (2012)
Resumo: Pretendemos, com este ensaio, demonstrar, em gêneros de três domínios discursivos distintos, como os interlocutores recorrem mais, ou menos, a conhecimentos prévios, ainda que apenas supostamente compartilhados, para reelaborar os referentes e os sentidos do texto. Nossa análise incidirá sobre as diversas recategorizações de objetos de discurso, por parte do leitor, em dêiticos, introduções referenciais e anáforas, diretas e indiretas. Assumimos o pressuposto de Apothéloz e Pekarek-Dohler (2003), já reconhecido em trabalhos anteriores (CAVALCANTE, 2011), de que o referente não se introduz e nem sempre se mantém no texto somente pela explicitação de expressões referenciais. Com isso, refletiremos sobre como a reconstrução desses referentes não homologados na superfície do texto se confirma pela recorrência a mecanismos inferenciais mais complexos e sempre se orienta por trilhas estruturais (LIMA, 2003, LEITE, 2007).
Descrição: CAVALCANTE, Mônica Magalhães; SANTOS, Leonor Werneck dos. Referenciação e marcas de conhecimento compartilhado. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 3, p. 657-681, set./dez. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19429
ISSN: 1982-4017
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_mmcavalcante.pdf400,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.