Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19449
Título: Tecnologia digital e agência: ressignificando a tarefa da escrita escolar
Título em inglês: Digital technology and agency: re-signifying the school task of writing
Autor(es): ARAÚJO, Júlio César Rosa de
DIEB, Messias Holanda
Palavras-chave: Escrita
Tecnologia digital
Agência
Letramentos
Relação com o saber
Data do documento: 2014
Editor: Revista da Anpoll
Citação: ARAÚJO, J. C. R.; DIEB, M. H. (2014)
Resumo: Os conceitos de agência, letramentos e relação com o saber iluminam a análise das relações que estudantes de uma escola situada em zona periférica de Fortaleza têm construído com a tarefa da escrita envolvendo as tecnologias digitais. Os resultados mostram que, pelo exercício da escrita de tirinhas em ferramentas digitais, como a Pixton, esses sujeitos se movimentam no ambiente estruturante da escola e nele tentam obter suas conquistas, tanto pessoais como coletivas, auxiliado pelos recursos que tais tecnologias oferecem.
Abstract: The notions of agency, literacy and relationship to knowledge aid the analysis of the relationships that students have constructed to the task of writing in schools of peripheral zones of the city of Fortaleza – Ceará – Brazil. The data show that, producing comic strips with the aid of digital technologies tools, as Pixton, they try to achieve success in their interactions in the structured environment of the school, both personally and collectively, aided by the resources that such technologies can offer.
Descrição: ARAÚJO, Júlio César Rosa de; DIEB, Messias Holanda. Tecnologia digital e agência: ressignificando a tarefa da escrita escolar. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 37-55, jul./dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19449
ISSN: 1982-7830
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_jaraujo.pdf904,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.