Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19526
Título: Por uma rediscussão do conceito de intergenericidade
Autor(es): LIMA NETO, Vicente de
ARAÚJO, Júlio César Rosa de
Palavras-chave: Gêneros
Intergenericidade
Mesclas de gêneros
Data do documento: 2012
Editor: Linguagem em (Dis)curso
Citação: LIMA NETO, V.; ARAÚJO, J. C. R. (2012)
Resumo: Este ensaio tem como objetivo rediscutir a intergenericidade, conceito que estuda as misturas de gêneros. Com base nas reflexões de Bakhtin (2006 [1953]) sobre reelaborações e misturas de gêneros, buscamos argumentos que sustentem a tese de que o conceito de intergenericidade, tal qual vem sendo proposto pela Linguística de Texto, não contempla todas as diferentes formas de manifestação textual em que se misturam gêneros. Propomos três tipos de mesclas genéricas distintas: a mescla por intergenericidade prototípica, caracterizada pela fusão de traços de pelo menos dois gêneros; a mescla por gêneros casualmente ocorrentes; constituída por gêneros que não necessariamente se fundem, mas que coexistem numa relação simbiótica, voltada para um propósito comunicativo comum; e a mescla por gêneros intercalados, que envolve gêneros que podem pertencer a cenas enunciativas distintas.
Descrição: LIMA NETO, Vicente de; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Por uma rediscussão do conceito de intergenericidade. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19526
ISSN: 1982-4017 (online)
1518-7632 (impresso)
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_vlimaneto.pdf779,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.