Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19538
Título: A fúria do Führer: um estudo das estratégias discursivo-pragmáticas presentes num 'viral' do Youtube
Autor(es): ARAÚJO, Júlio César Rosa de
COSTA, Rafael Rodrigues da
Palavras-chave: Cena enunciativa
Pressuposição
Web 2.0
Viral
Adolf Hitler
Data do documento: 2011
Editor: Linguagem em (Dis)curso
Citação: ARAÚJO, J. C. R.; COSTA, R. R. (2011)
Resumo: Algumas teorias sobre pressuposição (STRAWSON, 1952; KEENAN, 1971) em enunciados e sobre cenas de enunciação (MAINGUENEAU, 2008) são revisitadas neste artigo, cujo objetivo é identificar como e onde os pressupostos pragmáticos aparecem num corpus composto de quatro vídeos postados no repositório Youtube. Tais vídeos são parte de um fenômeno viral da internet e reproduzem uma mesma cena do filme alemão A Queda, acrescendo a ela legendas em que o conteúdo original do filme dá lugar a diálogos sobre temas contemporâneos. A análise nos autoriza a concluir que a figura de Adolf Hitler, principal personagem do trecho de filme reproduzido, passa por uma mudança de cenas enunciativas englobantes e genéricas, a partir da qual é possível reinseri-lo em determinados contextos. Daí emergem pressuposições que ora o satirizam, ora o ridicularizam.
Descrição: ARAÚJO, Júlio César Rosa de; COSTA, Rafael Rodrigues da. A fúria do Führer: um estudo das estratégias discursivo-pragmáticas presentes num 'viral' do Youtube. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 11, n. 2, p. 283-309, mai./ago. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19538
ISSN: 1982-4017 (online)
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_jaraujo.pdf462,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.