Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19546
Título: Construção apositiva e recategorização metafórica
Autor(es): NOGUEIRA, Márcia Teixeira
Palavras-chave: Aposição
Metáfora
Recategorização
Data do documento: 2011
Editor: Veredas: Revista de Estudos Linguísticos
Citação: NOGUEIRA, M. T. (2011)
Resumo: A construção apositiva tem a propriedade de estabelecer equivalência referencial no discurso. Por isso, a aposição pode ser um expediente textual-discursivo de recategorização metafórica, revelando opiniões e atitudes. Com base em Lakoff; Johnson (1980) e Grady (1997, 1999), este trabalho analisa recategorizações metafóricas em construções apositivas em discursos oratórios do português brasileiro contemporâneo. Percebemos que as metáforas cognitivas subjacentes às expressões metafóricas analisadas são as mesmas que licenciam expressões metafóricas da linguagem cotidiana. Tal resultado é uma evidência de que a metáfora organiza o pensamento e assim fornece orientação argumentativa ao discurso.
Descrição: NOGUEIRA, Márcia Teixeira. Construção apositiva e recategorização metafórica. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 179-189, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19546
ISSN: 1982-2243 (online)
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_mtnogueira.pdf184,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.