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Título: Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático
Autor(es): ARAÚJO, Alexandra
COAN, Márluce
Palavras-chave: Modalidade
Modo
Ensino
Data do documento: 2013
Editor: Revista Trama
Citação: ARAÚJO, A.; COAN, M. (2013)
Resumo: Neste artigo, tratamos, inicialmente, da categoria Modalidade, a partir da correlação com o Complexo Tempo, Aspecto e Modalidade. Na sequência, referimo-nos aos conceitos de Modo e Modalidade, seguidos de exemplos nas línguas naturais, bem como listamos tipologias de Modalidade. Ao final, com base em uma coleção didática utilizada no Ensino Fundamental, apresentamos resultados obtidos na análise da categoria Modalidade expressa por verbos. As questões analisadas referem-se à diferença entre Modo e Modalidade, à correlação dos Modos ao contexto de uso, aos efeitos de sentido e à correlação forma-função.
Abstract: In this paper, we deal with Modality category, from the complex Time, Aspect and Modality. We focus Mood and Modality, followed by examples in natural languages, and Modality types. At the end, based on a collection used in teaching elementary school, we show results obtained from analysis of the Modality category expressed by verbs. The issues discussed relate to the difference between Mood and Modality, the correlation of the Moods to use context, the effects of meaning and the correlation between form and function.
Descrição: ARAÚJO, Alexandra; COAN, Márluce. Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático. Revista Trama, Paraná, v. 9, n. 18, p. 13-35, jul./dez. 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19658
ISSN: 1981-4674 (online)
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