Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19671
Título: Timorenses na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiência
Título em inglês: Timorese students at the University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (Unilab): meetings and disagreements of an experience
Autor(es): NOBRE, Clarissa Diniz Diógenes
Orientador(es): BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos
Palavras-chave: Estudantes estrangeiros – Timor Leste – Identidade social
Estudantes estrangeiros – Timor Leste – aculturação
Estudantes estrangeiros – Timor Leste – Acolhimento Institucional
International Cooperation
Unilab
East Timor
Data do documento: 2015
Citação: NOBRE, C. D. D.; BESERRA, B. L. R. (2015)
Resumo: O presente trabalho faz um estudo sobre o processo de integração dos estudantes timorenses na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a partir da análise da relação entre eles e a administração superior da instituição. Foi observado que, além das dificuldades e desafios próprios de qualquer vivência em um novo país, o grupo teve de lidar com problemas burocráticos advindos da dificuldade de consenso entre ambas as partes quanto a execução do acordo de cooperação entre a universidade e o governo timorense. Esse conflito é importante para compreender como ocorre o processo de acolhimento e permanência desses estudantes na instituição e a continuidade das relações entre a Unilab e o governo de Timor-Leste. Através da pesquisa de campo, foi possível perceber a força deste grupo, que mesmo em um ambiente onde o componente africano é privilegiado, pôs em xeque o pensamento institucional e as fragilidades da universidade em relação ao atendimento das demandas dos alunos estrangeiros, no caso os timorenses, e à manutenção de acordos internacionais. No decorrer deste trabalho, além da análise do processo de integração a partir do vínculo entre os timorenses e a administração superior, observamos como estes alunos estão inseridos nas práticas da vida acadêmica, em que apesar das diferenças, sendo a questão econômica uma delas, convivem e interagem espontaneamente com os demais discentes da instituição.
Abstract: This essay analyses the integration process of students coming from East Timor to study at the University of International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (Unilab), from the perspective of the relationship between these students and the administrative and educational head of the university. It was verified that, besides the difficulties and challenges of any experience in a new country, this group had to deal with bureaucratic problems arising from the lack of consensus between the two parties regarding the implementation of the cooperation agreement between the university and the Timorese government. It is important to highlight this conflict to understand how the process of admission and residence of those students happens in the Institution; getting to understand also the continuity of relations between the Unilab and the Timor-Leste government. Through field research, it was possible to realize the strength of this group, that even in an environment where the African component is privileged, put into evidence the institutional thinking and the weaknesses of the university in relation to: a) meeting the demands of foreign students (in this case of the East Timor students); and b)the maintenance of international agreements. Throughout this work, besides the analysis of the integration process from the perspective of the relationship between East Timorese students and the administrative and educational head of the university; we observed how these students are involved in the academic life, that despite the differences, and the economic issue is just one of them, live together and interact spontaneously with other students of the institution.
Descrição: NOBRE, Clarissa Diniz Diógenes. Timorenses na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): encontros e desencontros de uma experiência. 2015. 94f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19671
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_cddnobre.pdf960,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.