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Título: Para uma ontologia do ser social: apontamentos para a compreensão do complexo da linguagem em György Lukács
Título em inglês: For an ontology of social being: notes for the understanding of the language complex in György Lukács
Autor(es): SILVA, Homero Dionísio da
Orientador(es): MAIA FILHO, Osterne Nonato
Palavras-chave: Educação
Emancipação
Lukács, Gyorgy 1885 -1971 – Critica e interpretação
Language
Education
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, H. D.; MAIA FILHO, O. N. (2016)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo uma primeira aproximação ao complexo da linguagem como tratada em Para uma ontologia do ser social, última obra do filósofo húngaro Gyorgy Lukács, publicada apenas após sua morte. Entendemos que, ao fazer esse movimento em direção ao objeto é necessário articular os aspectos de processualidade. Por isso achamos relevante trazer algumas nuances da trajetória intelectual de Lukács e das questões que o levaram a escrever tal obra. Também entendemos ser necessário problematizar o peso, a relevância da obra, assim como os debates e polêmicas que a mesma suscitou. Já em relação a obra em si, entendemos que uma análise das categorias centrais expostas por Lukács eram de fundamental importância para compreendermos como estas se constituem e constituem o ser social e como nesse movimento tais categorias se articulam com a linguagem. Ao final, fazemos uma investigação de como trata Lukács o complexo da linguagem em especial nos dois primeiros capítulos da obra, no capítulo O trabalho e no capítulo A reprodução. Entendemos que nesse momento de manipulação do real onde mesmo os lutadores sociais mais dispostos caem na armadilha de compreender a luta social fora do aspecto da luta de classes e dentro de um jogo de narrativas, a compreensão efetiva do complexo da linguagem é de extrema importância para a formação humana.
Abstract: This work aims to make a first approximation to the complex of language and how it is viewed in An ontology of social being, the last work of the Hungarian philosopher Gyorgy Lukacs, published only after his death. We believe that by doing this movement towards the object, it is necessary to articulate aspects of processuality. So we bring some relevant nuances of intellectual trajectory of Lukacs and the issues that led him to write such a work. We also consider it necessary to question the weight and relevance of the work, as well as the debates and controversies that it aroused. In relation to the work itself, we believe that an analysis of the exposed core categories by Lukacs is crucial to understand how these are constituted and constitute the social being and how this movement of these categories are linked with language. At the end, we do an investigation on how Lukacs views the complex of language, particularly in the first two chapters of the book, in the chapter The Work and The Reproduction. We understand that at the moment of the actual manipulation, where even the most willing social fighters fall into the trap of understanding the social struggle out of the class struggle aspect and within a set of narratives, the effective understanding of complex language is of utmost importance for human development.
Descrição: SILVA, Homero Dionísio da. Fundamentos da educação: apontamentos para a compreensão do complexo da linguagem em Gyorgy Lukács. 2016. 105f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19672
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