Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19679
Título: A arquitetura iconográfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no Ceará: uma prática arte-educadora multicultural
Título em inglês: The iconographic architecture of the altares umbanda temples in Caucaia and Fortaleza in Ceará: a practical art-educator multicultural
Autor(es): ARAÚJO, Sheilla Sousa
Orientador(es): CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes.
Palavras-chave: Templos de Umbanda - Fortaleza (CE)
Ensino da arte
Imagens e ídolos na Umbanda
Signos (Umbanda)
Arts Education
Umbanda
Data do documento: 2015
Citação: ARAÚJO, S. S.; CUNHA JÚNIOR, H. A. (2015)
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo os altares de Umbandade Caucaia e Fortaleza como compreensão da transposição didática para o ensino da arte, utilizando o registro fotográfico. Realizei o registro de 17 altares, onde trabalho as definições, partes teóricas e; sobre os quais desenvolvo as análises; completando com a proposta didática para o ensino da arte. Estou inserida na linha metodológica da africanidade e da afrodescendência, portanto, início com o memorial de minha história de vida e da inserção na temática da Umbanda, dos seus símbolos e práticas como religião afro brasileira; Para o conhecimento artístico, para o tratamento didático (metodologias para o ensino das artes negras brasileiras) e para os sistemas de avaliação próprios, já definidos e contemplados á partir da lei 10.639/03. O presente tem o objetivo de subsidiar os professores e as escolas no desenvolvimento e na aprendizagem do educando em uma nova concepção multicultural para o ensino da disciplina de educação artística em um conceito interdisciplinar.
Abstract: This research aims to study the Umbanda altars of Caucaia and Fortaleza as part of the didactic transposition into art schools, using the photographic record. Realized a record of 17 altars, work settings, and theoretical parts; on which develop the analyzes; completing with the didactic proposal for the teaching of art. I am inserted into the methodological approach of Africanity and afrodescendência therefore start with the memorial of my life story and inserting the theme of Umbanda, its symbols and practices as Brazilian african religion; For artistic knowledge, for didactic treatment (methods for teaching of Brazilian black arts) and for own evaluation systems, as defined and contemplated will from the Law 10.639 / 03. This aims to support teachers and schools in developing and educating learning in a new multicultural design for the teaching of arts education discipline in an interdisciplinary concept.
Descrição: ARAÚJO, Sheilla Sousa. A arquitetura iconográfica dos altares dos terreiros de umbanda em Caucaia e Fortaleza no Ceará: uma prática arte-educadora multicultural. 2015. 87f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19679
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_ssaraújo.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.