Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19738
Título: Donatus: uma interface amigável para o estudo da sintaxe formal utilizando a biblioteca em Python do NLTK
Autor(es): ALENCAR, Leonel Figueiredo
Palavras-chave: Linguística computacional
Sintaxe formal
Gramática gerativa
Teoria X-barra
Gramática livre de contexto
Gramática de unificação
Modificação adjetival
Data do documento: 2012
Editor: Alfa: Revista de Linguística
Citação: ALENCAR, L. F. (2012)
Resumo: Este trabalho objetiva, primeiramente, evidenciar a utilidade da CFG e da FCFG no estudo da sintaxe formal. A aplicação de parsers baseados nesses formalismos na análise de um corpus pode revelar consequências de uma dada análise que de outro modo passariam despercebidas. O NLTK é uma caixa de ferramentas para o PLN em Python que possibilita a construção de parsers em diferentes arquiteturas. No entanto, para uma utilização não trivial dessa biblioteca na análise sintática automática são necessários conhecimentos de programação. Para permitir o acesso de não programadores à implementação e testagem de parsers, desenvolvemos o Donatus, uma interface gráfica amigável para as facilidades de parsing do NLTK, dotada de recursos adicionais que a tornam interessante também para programadores. Como exemplo do funcionamento da ferramenta e demonstração da sua relevância na investigação sintática formal, comparamos implementações de duas análises alternativas da modificação adjetival em português. A primeira abordagem, baseada na Teoria X-barra tradicional, produziu um grande número de pseudoambiguidades. Esse problema foi evitado por um parser baseado em abordagem no âmbito do Programa Minimalista. Sem o recurso do computador, essa diferença entre as duas abordagens não seria facilmente revelada.
Descrição: ALENCAR, Leonel Figueiredo de. Donatus: uma interface amigável para o estudo da sintaxe formal utilizando a biblioteca em Python do NLTK. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo, v. 56, n. 2, p. 523-555, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19738
ISSN: 1981-5794
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_lfdealencar.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.