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Título: Do desenho à escrita: a presença de elementos vicários em narrativas produzidas por crianças
Título em inglês: From drawing to writing: the presence of vicarious elements of narratives produced by children
Autor(es): SERAFIM, Mônica de Souza
Palavras-chave: Elementos vicários
Narrativas infantis
Produção textual
Data do documento: 2015
Editor: Caminhos em Linguística Aplicada
Citação: SERAFIM, M. S. (2015)
Resumo: Este trabalho objetiva investigar a introdução de elementos vicários em narrativas produzidas por crianças. Para tanto, baseamo-nos nas contribuições teóricas de Sutton-Smith (1981), Kearney (1988), Derdyk (1990; 2004), Duborgel (1992), Girardello (1998) Gomes-Santos (2003), Greig (2004) e Vigostsky (2007). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus formado pela reescrita do conto Chapeuzinho Vermelho, composto por 108 textos produzidos por 26 crianças. Os resultados evidenciaram a presença de vários desses elementos nas produções infantis, fato que nos leva a valorização das diversas linguagens que medeiam a interação humana nas suas diversas instâncias, sejam elas escritas ou icônicas.
Abstract: This work aims to investigate longitudinally the introduction of vicarious elements of narratives produced by children. To this end, we rely on the theoretical contributions of SuttonSmith (1981), Kearney (1988), Derdyk (1990, 2004) Duborgel (1992), Girardello (1998) SantosGomes (2003), Greig (2004) and Vigotsky (2007). To carry out this work, we use a corpus formed by rewriting the tale Little Red Riding Hood, composed of 108 texts produced by 26 children. The results showed the presence of various discourses on children's productions, a fact that leads to recovery of the various languages that mediate human interaction in its various bodies, whether written or iconic.
Resumo em espanhol: Este trabajo tiene como objetivo investigar la introducción de lós elementos vicários en las narrativas producidas por los niños. Para esto, nos basamos en los aportes teóricos de Sutton-Smith (1981), Kearney (1988), Derdyk (1990, 2004), Duborgel (1992), Girardello (1998) Gomes-Santos (2003 ), Greig (2004) y Vigostsky (2007). Para llevar a cabo este trabajo, utilizamos un corpus formado por la reescritura de la historia de Caperucita Roja, integrado por 108 textos producidos por 26 niños. Los resultados mostraron la presencia de varios de estos elementos en las producciones de los niños, hecho que conduce a la apreciación de las diversas lenguajes que median la interacción humana en sus diversos órganos, sean ellas escritas o icónicas.
Descrição: SERAFIM, Mônica de Souza. Do desenho à escrita: a presença de elementos vicários em narrativas produzidas por crianças. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 13, n. 2, p. 66-88, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19798
ISSN: 2176-8625
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