Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19828
Título: O potencial retórico da avaliatividade em resenhas não acadêmicas
Autor(es): SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de
SOARES, Maria Elias
Palavras-chave: Resenha
Comunidade jornalística
Valoração
Data do documento: 2012
Editor: Veredas
Citação: SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. (2012)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar os padrões de avaliação que se materializam em resenhas não acadêmicas de livros, interpretando o potencial retórico dos recursos avaliativos selecionados pelos resenhistas. Para a realização deste objetivo, utilizamos um referencial teórico da área de Linguística Sistêmico Funcional que é o sistema de Avaliatividade. Selecionamos um corpus de 94 (noventa e quatro) resenhas publicadas em jornais e revistas brasileiras e realizamos uma análise de natureza qualitativa. Os resultados obtidos indicaram que os resenhistas na comunidade jornalística utilizam mais a variável Apreciação e realizam uma valoração mais positiva que negativa.
Descrição: SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de; SOARES, Maria Elias. O potencial retórico da avaliatividade em resenhas não acadêmicas. Veredas, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, p. 133-149, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19828
ISSN: 1982-2243
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_sctsousa.pdf436,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.