Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19853
Título: O blog e a didática do italiano língua estrangeira
Título(s) alternativo(s): Il blog e la didattica dell’italiano lingua straniera
Título em inglês: Blog and italian foreign language teaching
Autor(es): SILVA, Rafael Ferreira
THÉ, Renata Saraiva de Albuquerque Monteiro
Palavras-chave: Italiano língua estrangeira
Tecnologias da informação e da comunicação
Blog
Italian Foreign Language
information and communication technologies
Data do documento: 2012
Editor: Ecos de Linguagem
Citação: SILVA, R. F.; THÉ, R. S. A. M. (2012)
Resumo: Desde os anos 90, quando foi expandido o uso da grande rede mundial, a web, a internet, buscou-se a utilização desta tecnologia também para o ensino de idiomas estrangeiros, vista a facilidade de acesso a textos, áudios e vídeos na língua viva contextualizados, de autoria nativa. Assim, com o desenvolvimento da Educação a Distância no século XXI, devido ao maior acesso à tecnologia e a novas políticas públicas do Governo Federal, foi gerada uma importante reflexão pedagógica sobre a modalidade presencial de ensino e as Tecnologias da Informação e da Comunicação. A informática educativa vem trazendo muitos recursos para o docente realizar suas aulas de uma forma interessante, inserida no mundo tecnológico em que vivemos. É fato que o computador conectado à Internet tem um importante papel na educação, por facilitar e acelerar muitos processos, oferecendo muitas ferramentas que são utilizadas para se obter êxito na aprendizagem. Este artigo se propõe, portanto, a fazer uma reflexão teórico-crítica que considera a especificidade do campo do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras modernas no contexto da educação na realidade brasileira, investigando sobre a utilização de uma Tecnologia da Informação e da Comunicação aplicada à Educação – o Blog – como catalisador da aquisição de Italiano Língua Estrangeira.
Abstract: Since the 90s, the use of the world wide web /Internet has been expanding. Consequently, education professionals have been seeking to use this technology for foreign language teaching, given the ease of access via the internet to texts, audio and video applications in the contextualized living language leave out by mother tongue speakers. Hence, with the development of Distance Learning in the 21st century, due to greater access to new technology and the public policies of the Brazilian Federal government, pedagogical classroom methods and their interplay with Information and Communication Technologies have undergone important adjustments. Instructional informatics is bringing any educational resources for the teachers to hold their classes in an interesting way inserted into the technological world in which we live. It is a fact that the web-connected computer has an important role in education, because it facilitates and speeds up many processes, offering many tools that are used to achieve success in learning. This article proposes, therefore, to make a theoretical-critical reflexion considering the specificity of the field of teaching / learning of modern foreign languages in the context of education in the Brazilian reality, investigating the use of Information and Communication Technologies applied to Education - the blog - as a catalyst for the acquisition of Italian as a Foreign Language.
Descrição: SILVA, Rafael Ferreira; THÉ, Renata Saraiva de Albuquerque Monteiro.O blog e a didática do italiano língua estrangeira. Ecos de Linguagem, Rio de Janeiro, n. 1, p. 100-108, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19853
ISSN: 2317-0808 (online)
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_rfsilva.pdf123,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.