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Título: Engajamento discente no uso de redes sociais em contexto escolar
Título em inglês: Engagement in students use social networking in school context
Autor(es): MELO, Maria Bernadete Oriá de
Orientador(es): CASTRO FILHO, José Aires de
Palavras-chave: Motivação do aluno
Estratégias didáticas
Motivação para aprendizagem
Behavioral engagement
Cognitive engagement
Data do documento: 2016
Citação: MELO, M. B. O.; CASTRO FILHO, J. A. (2016)
Resumo: Este estudo teve como principal campo de investigação o uso das redes sociais na escola como lugar de construção do engajamento discente. Os processos de inserção das tecnologias digitais na educação e os desafios que estão postos para a constituição desta cultura nas instituições de ensino nos leva a questionar saberes e práticas tradicionais na educação básica. É preciso verificar como o emprego destes espaços virtuais digitais na escola pode contribuir para o engajamento discente, neste caso, tipificados como comportamental e cognitivo. A pesquisa teve como principal prerrogativa: como se processa o engajamento discente em uma experiência de aprendizagem com apoio de redes sociais desenvolvida em contexto escolar. Sob este prisma, o estudo objetivou principalmente analisar o engajamento discente em um grupo de alunos monitores em formação pertencentes ao Ensino Fundamental de uma escola municipal do estado do Ceará na realização de atividades pedagógicas com o apoio da rede social Facebook. A investigação adotou a abordagem qualitativa, baseado no método da pesquisa-intervenção. Seguindo esta premissa, foi criado um projeto de intervenção na busca da aplicação desta metodologia, cujo tema proposto se referiu aos aspectos da sustentabilidade ambiental e tecnologia. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio do próprio registro da ação dos discentes (visualizações, curtidas, publicações, compartilhamentos e comentários) na rede social. A frequência dessas ações foi usada como indicador do engajamento comportamental, enquanto o conteúdo das publicações e comentários serviram de base para a compreensão do engajamento cognitivo. Os resultados apontaram para a presença do engajamento comportamental, tendo em vista que houve registro de frequência na utilização dos recursos da rede social durante o projeto. No que se refere ao engajamento cognitivo, foram identificadas quatro subcategorias que tipificaram as ações realizadas pelos alunos na rede social: engajamento na busca da informação e comunicação; reflexão sobre a ação; engajamento crítico e engajamento emancipatório. A presença dessas subcategorias indicaram que o engajamento dos alunos foi muito além do mero registro de participação, mas apresentou-se também por um envolvimento com os conteúdos e práticas discutidas na execução das atividades propostas. Os resultados destacaram que as redes sociais, lugar que representa hoje uma evolução nas formas relacionais de comunicação, vista como teia de conteúdos e conhecimentos, podem ser utilizadas como meio de engajamento dos estudantes e estarem inseridas no cotidiano da escola.
Abstract: This study had the main research field of the use of social networks in school as a place of construction of student engagement. integration processes of digital technologies in education and the challenges that are set for the creation of this culture in educational institutions leads us to question traditional knowledge and practices in basic education. You need to check how the use of these digital virtual spaces in school can contribute to student engagement in this case typified as behavioral and cognitive. The research had as main prerogative: how to process the student engagement in a learning experience with the support of social networks developed in schools. In this light, the study aimed mainly analyze the student engagement in a group of student monitors in training belonging to the elementary school in a public school in the state of Ceara in carrying out educational activities with the support of social network Facebook. The research adopted a qualitative approach, based on the intervention research method. Following this premise, it created a project of intervention in pursuit of the application of this methodology with the proposed theme referred to the aspects of environmental sustainability and technology. The survey data were obtained through self-registration of the action of the students (views, likes, posts, shares, and comments) on the social network. The frequency of these actions was used as the behavioral engagement indicator, while the content of publications and comments were the basis for the understanding of cognitive engagement. The results showed the presence of behavioral engagement, given that there were often record the use of resources of the social network during the project. With regard to cognitive engagement, four subcategories were identified that typify the actions taken by students in the social network: engagement in the search for information and communication; reflection on the action; critical engagement and emancipatory engagement. The presence of these subcategories indicated that the participation of students went far beyond mere record of participation, but also presented for engagement with content and practices discussed in the implementation of the proposed activities. The results highlighted that social networks, a place that today is an evolution in relational forms of communication, seen as web content and knowledge can be used as a means of engagement of students and are inserted in the school routine.
Descrição: MELO, Maria Bernadete Oriá de. Engajamento discente no uso de redes sociais em contexto escolar. 2016. 162f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20091
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