Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20137
Título: A formação de palavras em português com prefixos e prefixóides latinos e vernáculos
Autor(es): DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira
Palavras-chave: Prefixo
Prefixoide
Morfologia lexical
História da língua portuguesa
Data do documento: 2012
Editor: Revista Philologus
Citação: DUARTE, P. M. T. (2012)
Resumo: Este artigo tem como meta apresentar formações com prefixos e prefixoides vernáculos e aqueles oriundos do latim vulgar e do latim medieval que não raro chegaram até nós por via eclesiástica. Baseia-se no corpus de Araquarara devidamente descrito no texto. Retiramos alguns cuja origem é controversa e outros que chegaram ao latim medieval por via clássica. Também afixos foram retirados devido aos limites impostos no trabalho. Saímos de uma base formal e distribucional – partindo do conceito de radical para daí definirmos prefixos e prefixoides. Nosso objetivo é contribuir para o estudo da morfologia lexical e deixar subsídios para análises posteriores a partir de pontos pendentes.
Descrição: DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. A formação de palavras em português com prefixos e prefixóides latinos e vernáculos. Revista Philologus, Rio de Janeiro, Ano 18, n. 54, p. 7-19, set./dez. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20137
ISSN: 1413-6457
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_pmosanio.pdf114,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.