Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20141
Título: (Re)construção identitária em movimentos de referenciação: representações sociais sobre o professor na formação inicial
Autor(es): MODL, Fernanda de Castro
RIBEIRO, Pollyanne Bicalho
Palavras-chave: Representações sociais
Reconstrução identitária
Refererenciação
Formação inicial do professor
Data do documento: 2015
Editor: Nonada
Citação: MODL, F. C. ; RIBEIRO, P. B. (2015)
Resumo: O trabalho analisa representações do curso de Letras e do professor reproduzidas por estagiários de duas universidades públicas da região nordeste do país. Como corpus, analisamos 3 textos verbo-visuais, por meio do enquadre teórico central da Teoria das Representações Sociais e dos estudos da referenciação. Os dados apontam para movimentos em curso de reconstrução identitária que merecem ser considerados no âmbito da Linguística Aplicada, sobretudo, no que concerne à formação inicial.
Abstract: This paper analyses representations about the Letters graduation course and about teachers that were reproduced by two groups of university grad-studens from two public universities in the Northeast of Brazil. The corpus composed by 3 verbal-visuality texts was analyzed using the framework of Social Representations Theory and the Studies on Referentiation. The data shows movemets of identitary reconstruction that needs to considered by Applied Linguistics, especially in the initial teacher formation.
Descrição: MODL, Fernanda de Castro; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. (Re)construção identitária em movimentos de referenciação: representações sociais sobre o professor na formação inicial. Nonada, Porto Alegre, n. 24, p. 61-82, jan./jun. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20141
ISSN: 2176-9893
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_fcmodl.pdf555,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.