Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20352
Título: A transitividade em produções escritas em espanhol por alunos brasileiros em formação docente universitária
Autor(es): Pontes, Valdecy de Oliveira
Palavras-chave: Transitividade
Planos Discursivos
Língua espanhola
Transitividad
Planos Discursivos
Lengua Española
Data do documento: 2013
Editor: Intersecções
Citação: Pontes, V. O. (2013)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a transitividade em narrativas escritas por alunos brasileiros em formação docente universitária. A pesquisa fundamenta-se na proposta de Hopper e Thompson (1980). O corpus da pesquisa é constituído de 42 produções escritas. A análise realizada possibilitou-nos verificar que os alunos apresentaram conhecimento em relação aos usos dos pretéritos, no que diz respeito: a) ao grau de transitividade (o perfeito é perfectivo, volitivo, agentivo, cinético e pontual; o imperfeito é imperfectivo, estático, paciente e contínuo); b) aos traços aspectuais, tais como: dinamicidade, duratividade e delimitação no eixo temporal; e c) à distinção discursiva entre informação principal e secundária.
Resumo em espanhol: Este trabajo tiene como objetivo analizar la transitividad en narrativas escritas por alumnos brasileños en formación docente universitaria. La investigación tiene como aporte teórico la propuesta de Hopper yThompson (1980). El corpus de la investigación está constituido de 42 producciones escritas. El análisis realizado nos posibilitó verificar que los alumnos presentaron conocimientos con relación a los usos de los pretéritos, con respecto: a) al grado de transitividad (el perfecto es perfectivo, volitivo, agentivo, cinético y puntual; el imperfecto es imperfectivo, estático, paciente y continuo); b) a los rasgos aspectuales, tales como: dinamicidad, duratividad y delimitación temporal; y c) a la distinción discursiva entre información prominente y trasfondo.
Descrição: PONTES, Valdecy de Oliveira. A transitividade em produções escritas em espanhol por alunos brasileiros em formação docente universitária. Intersecções, Jundiaí, ano 6, n. 3, p. 36-48, nov. 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20352
ISSN: 1984-2406
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_vopontes.pdf208,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.