Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20352
Title in Portuguese: A transitividade em produções escritas em espanhol por alunos brasileiros em formação docente universitária
Author: Pontes, Valdecy de Oliveira
Keywords: Transitividade
Planos Discursivos
Língua espanhola
Transitividad
Planos Discursivos
Lengua Española
Issue Date: 2013
Publisher: Intersecções
Citation: Pontes, V. O. (2013)
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem como objetivo analisar a transitividade em narrativas escritas por alunos brasileiros em formação docente universitária. A pesquisa fundamenta-se na proposta de Hopper e Thompson (1980). O corpus da pesquisa é constituído de 42 produções escritas. A análise realizada possibilitou-nos verificar que os alunos apresentaram conhecimento em relação aos usos dos pretéritos, no que diz respeito: a) ao grau de transitividade (o perfeito é perfectivo, volitivo, agentivo, cinético e pontual; o imperfeito é imperfectivo, estático, paciente e contínuo); b) aos traços aspectuais, tais como: dinamicidade, duratividade e delimitação no eixo temporal; e c) à distinção discursiva entre informação principal e secundária.
Abstract in Spanish: Este trabajo tiene como objetivo analizar la transitividad en narrativas escritas por alumnos brasileños en formación docente universitaria. La investigación tiene como aporte teórico la propuesta de Hopper yThompson (1980). El corpus de la investigación está constituido de 42 producciones escritas. El análisis realizado nos posibilitó verificar que los alumnos presentaron conocimientos con relación a los usos de los pretéritos, con respecto: a) al grado de transitividad (el perfecto es perfectivo, volitivo, agentivo, cinético y puntual; el imperfecto es imperfectivo, estático, paciente y continuo); b) a los rasgos aspectuales, tales como: dinamicidad, duratividad y delimitación temporal; y c) a la distinción discursiva entre información prominente y trasfondo.
Description: PONTES, Valdecy de Oliveira. A transitividade em produções escritas em espanhol por alunos brasileiros em formação docente universitária. Intersecções, Jundiaí, ano 6, n. 3, p. 36-48, nov. 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20352
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1984-2406
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_vopontes.pdf208,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.