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Título: O trabalho voluntário como mediação na educação espírita - um estudo no pólo de divulgação Espírita Bezerra de Menezes
Título em inglês: The voluntary work as mediation in education espírita - a study on release Pole Spiritist Bezerra de Menezes
Autor(es): Freire Filho, Sésio Santiago
Orientador(es): Linhares, Ângela Maria Bessa
Palavras-chave: Projeto Mãos à Obra - Jaguaretama (CE)
Educação de crianças e jovens - Jaguaretama (CE)
Trabalho voluntário – Jaguaretama (CE)
Volunteer work
Knowledge
Data do documento: 2016
Citação: Freire Filho, S. S.; Linhares, A. M. B. (2016)
Resumo: Como o trabalho voluntário opera na educação espírita, vivida pelos sujeitos do Grupo Mãos à Obra, que atua no Pólo de Divulgação Espírita Bezerra de Menezes? Mediante esta pergunta de pesquisa, o presente projeto buscou saber como o trabalho voluntário do Grupo Mãos a Obra - grupo pertencente ao Grupo Espírita Paulo e Estevão/GEPE, que atua nas comunidades assentadas no Pólo de Divulgação Espírita Bezerra de Menezes, em Jaguaretama – funciona na educação, na perspectiva espírita. A pesquisa, de natureza qualitativa, metodologicamente se desenvolveu por meio da História de Vida e Formação (DELORY-MOMBERGER; 2006; JOSSO, 2004). Os entrevistados foram selecionados dentro do próprio Grupo Mãos à Obra, com base em um tempo mínimo de participação de dois anos de trabalho voluntário; e o local da pesquisa foi o Pólo de Divulgação Espírita Bezerra de Menezes, localizado no sertão cearense, compondo uma região de seis assentamentos, no município de Jaguaretama-Ceará. A partir da produção de saber levantada, constatou-se a presença emblemática de Bezerra de Menezes, o Médico dos Pobres, como referência no lugar; e viu-se que ele fertiliza o diálogo dos sujeitos com sua dimensão espiritual. Percebeu-se que quando se utiliza o trabalho voluntário como princípio educativo, este oferta um campo capaz de sedimentar transformações do sujeito, fornecendo bases de uma utopia social. Ao fazerem suas leituras de si, no curso do trabalho voluntário, viu-se que os sujeitos passam a operar com a valoração de gratificações intangíveis e inegociáveis. Observou-se que há superações da fragmentação do trabalho como acontece no capitalismo, uma vez que os saberes produzidos no trabalho voluntário são essencialmente da ordem da existência (“saberes de vida”), produzindo uma rede de conversação onde medra a reflexão espiritual capaz de unir dimensões apartadas como a ético-moral, a afetividade, a socialidade e a espiritualidade em uma ação social coletiva e solidária. Viu-se que o trabalho voluntário, pois, sedimenta a educabilidade do sujeito que, ao realizar ações coletivas concretas e solidárias, fazem um percurso reflexivo potente para colocá-los problematizando sua própria história e compromissado com o sofrimento social. Concluiu-se, ainda, que o trabalho voluntário espírita, ao lidar com as múltiplas dimensões do sujeito, situa-o como ser espiritual em trânsito reencarnatório, em seu caminho evolutivo, logo, transformador.
Abstract: How volunteering operates in spiritualist education, experienced by the subjects of the Mãos à Obra Group, which operates in Bezerra de Menezes Disclosure Spiritist Association? Through this research question, this project seeks to know how the voluntary work of the Mãos à Obra Group, which belongs to GEPE – Grupo Espirita Paulo e Estevão, which operates in the communities living in Bezerra de Menezes Disclosure Spiritist Association, in Jaguaretama. - Functions as mediation and training in spiritualist perspective. The research has qualitative and methodologically will develop through the History of Life and Training (DELORY-Momberger; 2006). As the investigation procedures, we will use participant observation, field diary, educational biographies and Reflexive cycles, which will be the group research device. Respondents will be selected within the same group (Mãos à Obra), based on a minimum of two years of participation in volunteer work; and the search location will be the Bezerra de Menezes Disclosure Spiritist Association, located in thesettlement six area of the municipality of Jaguaretama - Ceará. From the production of knowledge raised, there was the emblematic presence of Bezerra de Menezes, the doctor of the poor, as a reference in place; and it was seen that he fertilizes the dialogue of subjects with its spiritual dimension. It was noticed that when using volunteering as an educational principle, this offer a capable field of sedimentary transformations of the subject, providing foundations for a social utopia. By doing your readings themselves, in the course of volunteer work, it was seen that the subjects begin to operate with the valuation of intangibles and non-negotiable bonuses. It was observed that there are excedances of work fragmentation as in capitalism, since the knowledge produced in volunteer work are essentially the order of existence ("life knowledge"), producing a chat network which thrives spiritual reflection that together set apart dimensions as the ethical-moral, affectivity, sociality and spirituality in a collective solidarity and social action. It was found that volunteer work, therefore, consolidates the educability of the subject that, to take concrete solidarity and collective actions, make a powerful reflective path to put them questioning their own history and committed to social suffering. It was concluded also that the spiritualist volunteer work, in dealing with the multiple dimensions of the subject, places it as a spiritual being, in transit of the reincarnation, in its evolutionary path, so transformer.
Descrição: FREIRE FILHO, Sésio Santiago; LINHARES, Ângela Maria Bessa. O trabalho voluntário como mediação na educação espírita - um estudo no Pólo de divulgação Espírita Bezerra de Menezes. 2016. 182f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20821
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