Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20914
Título: E o aluno da escola pública, onde é que tá?: a realidade dos alunos da rede pública diante do sonho da universidade
Autor(es): Freitas, Francisca Elle da Fonseca
Oliveira, Joyce Mara Silva de
Mendes, José Ernani
Palavras-chave: Educação Pública
Desafios no Ensino Médio
Perspectivas de universidade
Data do documento: 2011
Editor: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: Freitas, F. E. F.; Oliveira, J. M. S.; Mendes, J. E. (2011)
Resumo: Nos últimos anos tem se tornado cada vez mais difícil encontrar estudantes oriundos da rede pública nas grandes universidades públicas brasileiras. Segundo o Censo da Educação Superior de 2008, esse número é de aproximadamente 15%. Dos problemas envolvendo a educação pública cearense, a baixa qualidade tem sido um dos mais enfatizados pelos sujeitos da comunidade escolar e segmentos sociais diversos. Outra questão debatida é a centralização dos campi avançados da UECE e da UFC, que não atendem igualmente a demanda de todas as regiões do estado. As alternativas encontradas pelos estudantes da rede pública para driblarem essa realidade são ações como o aumento da procura pelos cursinhos preparatórios, bolsas do PROUNI, FIES, cursos à distância e até o deslocamento para outros estados. Essa situação incitou uma aluna do 3º ano do Ensino Médio estadual a questionar: “E o aluno da escola pública, onde é que tá?”. Desta forma, o objetivo deste artigo é situar a trajetória dos alunos da rede pública, na cidade de Russas, que buscam uma formação acadêmica. A metodologia conjuga entrevistas a alunos e professores da rede pública de ensino médio e discursos veiculados por órgãos governamentais e pela mídia impressa. Os resultados iniciais apontam que os estudantes da rede pública não se fazem presentes nos cursos de maior prestígio socioeconômicos das universidades públicas.
Descrição: FREITAS, Francisca Elle da Fonseca; OLIVEIRA, Joyce Mara Silva de; MENDES, José Ernani. E o aluno da escola pública, onde é que tá?: a realidade dos alunos da rede pública diante do sonho da universidade. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES. HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-10.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20914
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_feffreitas.pdf259,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.