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Título: Práticas de escrita de alunos do Curso de Letras da UFC em interação on-line nos contextos do meio digital
Título em inglês: Writing practices UFC letters Course students in online interaction in the digital environment contexts
Autor(es): Bezerra, Ellen Lacerda Carvalho
Orientador(es): Gussi, Alcides Fernando
Palavras-chave: Processo de Ensino - Aprendizagem
Gênero textual - Estudo e ensino
Realidade virtual na educação
Writing
Digital media
Data do documento: 2016
Citação: Bezerra, E. L. C.; Gussi, A. F. (2016)
Resumo: O estudo analisou como ocorrem as diferentes práticas de escrita de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC) em interação on-line nos contextos da disciplina de LPTA. A pesquisa tem abordagem etnográfica, por meio da observação participante, seguindo a rotina, o cronograma de estudo, as atividades diárias desses alunos, observando os diferentes contextos, o que fundamentaram as análises a partir de um semestre letivo de observações e compartilhamento de experiências, em que realizei a descrição do contexto e das representações dos sujeitos envolvidos na pesquisa e das suas práticas de escrita. A coleta de dados teve cinco momentos: a) observação dos alunos do Curso de Letras/UFC em situações diversas da sua vida acadêmica no curso universitário (sala de aula, laboratórios, cantina); b) acompanhamento desses alunos no desenvolvimento das aulas da disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA) (semestre 2015.1); c) análise da elaboração do projeto de pesquisa na interface Google Drive dos alunos da disciplina de LPTA; d) observação dos escritos dos alunos integrantes da disciplina de LPTA nas diversas situações, usos e direções aos interlocutores na rede social Facebook; e) conversas e integração de saberes entre quatro estudantes dessa disciplina com a constituição dos grupos focais. Para as análises, norteiam as fundamentações teóricas de Goffman (2003, 2009, 2012, 2015) Nunes (2007) e Vygotsky (2007), que discutem acerca das interações sociais e comportamento. Os dados empíricos permitiram-me fundamentar três categorias que norteiam esta pesquisa. Na primeira, Interações formais versus informais, foram evidenciadas diferentes interações entre os alunos do Curso de Letras, que ocorreram de maneira colaborativa, ora formal, ora informal, no meio digital. A segunda, Relações de hierarquia na escrita acadêmica, fundamentou que os diálogos são decorrentes de preceitos formais e informais pelas interações sociais mediadas por interações entre os interlocutores. Na terceira, A escrita e o contexto comunicacional, ficou evidente que a construção de escrita no meio digital advém da diferenciação de construção escrita que deve ser apresentada em dado momento da comunicação on-line. Desse modo, a investigação conclui que as interações sociais mediam os processos de escrita e que há hierarquias de valoração desses processos no meio digital no contexto institucional acadêmico. Nessa perspectiva, no Curso de Letras, permeiam valores e referências nas práticas de escrita, de uma escrita formal, institucionalizada pela academia, que estabelece uma hierarquia de valores em determinadas produções desses estudantes.
Abstract: The study analyzed how the different writing practices from Literature Course / Federal University of Ceará students in online interaction occurred in contexts of Reading and Academic Production Texts (RAPT). This research has as an ethnographic approach, through participant observation, following the routine, the schedule, the daily activities of these students, observing the different contexts, that underlie the analysis from a semester of observations and sharing experiences in which I described the context from the representations of the ones involved in the research and their writing practices. Data collection has had five moments: a) observation of Literature Course / Federal University of Ceará students in various situations of their academic life at the university (classroom, laboratory, canteen ); b) accompaniment of the students in the development of the classes of Reading and Academic Production Texts (RAPT) (semester 2015.1 ); c) analysis of the development of the research project on Google Drive tool for the students of RAPT discipline; d) observation of the writings of members of RAPT discipline in different situations, uses and directions to interlocutors on Facebook social network; e) conversations and integration of knowledge between four students of this discipline with the formation of focus groups. For the analyzes, I guided myself in theoretical foundations of Goffman (2003, 2009, 2012, 2015) Nunes (2007) and Vygotsky (2007). They all discuss about the interactions and behavior. The empirical data allowed me to support the study of categories that guide this research. At first, Collaborative interactions: formal versus informal, different interactions between the Literature Course students could be seen, which occurred collaboratively, sometimes formal, sometimes informal, in the digital environment. The second, hierarchy relations in academic writing, it is justified that the dialogic writing is derived from formal and informal principles in social interactions mediated by power relations between the interlocutors. In the third, the writing and the communication context, it became apparent that the construction of writing in digital media comes from writing building differentiation to be presented at a given time of online communication. Thus, this research allowed me to consider how social interactions mediate the writing process and that there are valuation hierarchies of these processes in the digital environment in the academic institutional context. In this perspective, at Literature Course, it permeates values and references in the writing practices of a formal writing, institutionalized by the academy, establishing a hierarchy of values in certain productions of these students.
Descrição: BEZERRA, Ellen Lacerda Carvalho. Práticas de escrita de alunos do Curso de Letras da UFC em interação on-line nos contextos do meio digital. 2016. 127f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21044
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