Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21161
Título: O lugar da música na escola: diálogos entre o espaço e o ensino de música
Título em inglês: The place of music in school: dialogues between space and the teaching of music
Autor(es): Silveira, Cláudio Fernandes Damasceno da
Orientador(es): Matos, Elvis de Azevedo
Palavras-chave: Music education
School space
Ensino da música
Ambiente escolar
Ensino fundamental – currículo
Data do documento: 2016
Citação: Silveira, C. F. D.; Matos, E. A. (2016)
Resumo: Esta pesquisa tem como proposta examinar as relações entre o ensino de música e o espaço escolar. Para a reflexão teórica do tema, foram abordados pesquisadores que se debruçam sobre a educação musical no Brasil, como Sousa (2015), Penna (2009), Matos (2015), Fonterrada (2008), entre outros. Teóricos da Educação também contribuem para a argumentação, na perspectiva de debater a educação musical e o currículo das escolas. Para a aproximação do ensino de música com o espaço escolar, a pesquisa recorre a estudos de pesquisadores que escrevem sobre história da educação, arquitetura e espaço escolar. Serão abordados escritos de Frago (2001), Escolano (2001), Bencosta (2005), Kowaltowski (2011) e Sousa (1998). O estudo foi desenvolvido entre agosto de 2014 e julho de 2016. O período de coleta de dados ocorreu de julho a dezembro de 2015 em uma escola na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Este estudo tem como metodologia o estudo de caso etnográfico. Autores como Andre (1995), Macedo (2010) e Severino (2007) fazem o aporte teórico que caracteriza a pesquisa como um estudo de caso etnográfico. Foram usados como recursos metodológicos para esta pesquisa: diário de campo, fotos, documentos e entrevistas realizadas com o núcleo gestor, professores e estudantes. A análise dos dados é feita no primeiro momento a partir de uma análise da estória da escola e da construção dos seus espaços, em seguida são observadas as respostas dos questionários e as contribuições escrita no diário de campo. Por ultimo é apresentas as conclusões do autor sobre as descobertas de sua pesquisa.
Abstract: This research is designed to examine the relationship between the school space and the teaching of music. For the theoretical reflection of the topic, researchers that focus on musical education in Brazil were approached, as Sousa (2015), Penna (2009), Matos (2015), Fonterrada (2008). Educational theorists also contribute to the discussion with a view to discuss the musical education and the curriculum of schools. For talk about music education and the school space, the research draws on studies of researchers who write about the history of education, architecture and school space, as Frago (2001), Escolano (2001), Bencosta (2005), Kowaltowski (2011) and Sousa (1998). The study was conducted between August 2014 and July 2016. The data collection period was from July to December 2016 in a school in the metropolitan area of Fortaleza, Ceará. The methodology of this study is an ethnographic case. Authors such as Andre (1995), Macedo (2010) and Severino (2007) are the theoretical framework that characterizes research as an ethnographic case study. Were used as methodological resources for this research: field diary, photos, documents and interviews with the core manager, teachers and students.
Descrição: SILVEIRA, Cláudio Fernandes Damasceno da. O lugar da música na escola: diálogos entre o espaço e o ensino de música. 2016. 97f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21161
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_cfdsilveira.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.