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Título: Metrópole comunicacional: arte pública, auto representação, sujeito transurbano
Autor(es): Canevacci, Massimo
Palavras-chave: Metrópole comunicacional
Arte pública
Auto representação
Sujeito transurbano
Metrópole performática
Metrópole ubíqua
Metrópoles exterminadas
Data do documento: 2016
Editor: Revista de Ciências Sociais da UFC
Citação: Canevacci, M. (2016)
Resumo: As relações entre antropologia, artes, metrópole são fundamentais ainda mais nesse contexto glocal: aqui apresento um excursus sobre os conceitos-chaves que caracterizam a metrópole comunicacional: Metrópole performática – Metrópole ubíqua – Metrópoles eXterminadas.Na perspectiva etnográfica aplicada na metrópole contemporânea, a performance está localizada no cruzamento transitivo entre auto representação, ubiquidade subjetiva e mudanças estéticas. Comportamentos performáticos espontâneos, programados ou simplesmente solicitados estão se difundindo nos diversos espaços urbanos, segundo modalidades diversificadas e apresentando uma crescente intriga de público/privado. Aqui se cruzam arte pública, street art, writing, grafi te, pichações, publicidade, adbuster, bodyart etc. Simetricamente a comunicação digital expande um sujeito glocal que exprime autonomias criativas e horizontais desejos de expressividade: uma composição “política” de auto- representação, metrópole comunicacional e culturas digitais [...]
Descrição: CANEVACCI, Massimo. Metrópole comunicacional: arte pública, auto representação, sujeito transurbano. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, p. 173-191, jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21194
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
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