Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21315
Título: Tradução: excerto de assembleia de mulheres, de Aristófanes
Autor(es): Pompeu, Ana Maria César
Palavras-chave: Tradução
Excerto
Assembleia de mulheres
Aristófanes
Data do documento: 2016
Editor: Transversal - Revista em Tradução
Citação: Pompeu, A. M. C. (2016)
Resumo: Assembleia de mulheres (393/2 a.C.) é a décima peça que nos chegou de Aristófanes, único comediógrafo da Comédia Antiga Grega que nos deixou textos completos (onze comédias, das aproximadamente quarenta que teria composto). É, no entanto, a primeira do século IV a.C. e apresenta modificações formais importantes em relação às comédias do século V a.C., fazendo uma transição para a Comedia Intermediária ou Média Grega. As principais mudanças se dão na participação do coro, que, apesar de dar nome à peça, Ekklesiazousai, “As mulheres que se reúnem em assembleia”, tem uma substancial redução nas intervenções. É a primeira peça que não traz a parábase, longo interlúdio coral em que o poeta, através do coro, se dirigia ao público do teatro ateniense, aconselhando-o, censurando-o, fazendo o próprio elogio em relação aos concorrentes e pedindo o voto, pois se tratava de um concurso de comédias, no festival de Dioniso. O coro se dirigia aos atenienses,em nome do poeta, nas comédias de primeira fase (Acarnenses, Cavaleiros, Nuvens, Vespas e Paz), ou em seu próprio nome, nas comédias da segunda fase (Aves, Lisístrata, Tesmoforiantes e Rãs).
Descrição: POMPEU, Ana Maria César. Tradução: excerto de Assembleia de mulheres, de Aristófanes. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 84-87, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21315
ISSN: 2446-8959 (online)
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_amcpompeu.pdf207,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.