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Título: Análise das provas do exame da OAB e do ENADE dos Cursos de Direito do ano de 2012 à luz da taxonomia dos objetivos educacionais de Benjamin Bloom
Autor(es): Bezerra Júnior, Antonio Valdenísio
Orientador(es): Leite, Raimundo Hélio
Palavras-chave: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Testes e medidas educacionais
Advogados – Exames
Taxonomia de Bloom
OAB Exam
Data do documento: 2016
Citação: Bezerra Júnior, A. V.; Leite, R. H. (2016)
Resumo: A aprovação no Exame da OAB é exigência legalmente imposta a todos os bacharéis em direito que almejem exercer a advocacia. Desde a sua imposição, ela foi alvo de diversas críticas acerca da sua legalidade, necessidade e, até mesmo, eficácia. Enquanto guardiã da profissão de advogado, a OAB, como já ocorre em outros países, utiliza uma prova como mecanismo para selecionar apenas os candidatos que demonstram o conhecimento, capacidade e habilidades indispensáveis ao exercício da advocacia. Por outro lado, a efetiva avaliação do ensino superior, em toda a sua totalidade, é tarefa precipuamente executada pelo MEC através do SINAES, sendo o ENADE o componente utilizado para a avaliação dos estudantes. A presente pesquisa analisou as provas do Exame da OAB e do ENADE à luz da taxonomia dos objetivos educacionais de Benjamin Bloom, através do mapeamento dos objetivos educacionais exigidos nesses testes aplicados no ano de 2012. Os dados obtidos indicaram que os Exames da OAB trabalham no nível da categoria do conhecimento, ao passo que o ENADE explora mais a categoria imediatamente superior, a da compreensão.
Abstract: The approval in the OAB exam is a legal requirement to all law school bachelors that aim to be a lawyer. Since its adoption, it has undergone several critical about its legality, necessity and even effectiveness. Just like in other countries, the OAB, the guardian of the attorney’s profession, uses a measurement test to select only candidates who demonstrate the essential knowledge, skills and abilities to the practice of law. The effective higher education’s evaluation is a task performed by the MEC, through SINAES, in which ENADE is the component used to measure the student’s evaluation. Through Bloom’s educational objectives taxonomy, this research proposes to find the real nature of the OAB exam, in comparison to ENADE’s one, by mapping the educational objectives required in both tests in the years of 2012. Data obtained from the analysis of the instruments shows that the OAB exam worked in the category of knowledge, and the ENADE focused on the next one, the comprehension.
Descrição: BEZERRA JÚNIIOR, Antônio Valdenísio. Análise das provas do exame da OAB e do ENADE dos Cursos de Direito do ano de 2012 à luz da taxonomia dos objetivos educacionais de Benjamin Bloom. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21773
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