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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação crítica da política de transporte público em Fortaleza: análise do sistema integrado de transporte a partir do Terminal Parangaba
Título em inglês: Evaluation critical of public transport policy In Fortress: the integrated transport system analysis from Parangaba Terminal
Autor(es): Cazé, Ledervan Vieira
Orientador: Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Palavras-chave: Sistema integrado de transportes – Avaliação - Fortaleza (CE);Ônibus - Fortaleza (CE);Transportes coletivos - Fortaleza (CE);Evaluation of public policies;Sociability
Data do documento: 2014
Citação: CAZÉ, Ledervan Vieira. Avaliação crítica da política de transporte público em Fortaleza: análise do sistema integrado de transporte a partir do Terminal Parangaba. 2014. 177f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: A presente pesquisa avaliativa problematiza a política pública de transporte urbano na cidade de Fortaleza-CE, pretendendo perceber sua eficiência, qualidade e os impactos na população/alvo a fim de subsidiar um repensar do transporte público como serviço que, verdadeiramente potencializa a necessidade de ir e vir dignamente livre do munícipe. Para isso, realiza a revisão, organização, análise e interpretação de textos teóricos, dados estatísticos, números e publicações oficiais dos órgãos que possuem a concessão para administrar o respectivo serviço, formulando com isso seu desenho institucional. O Transporte Público em Fortaleza, em meio ao caos estabelecido, carece de ruptura com a matriz política e administrativa vigente promovendo novos caminhos desenvolvidos a partir de uma concepção sociológica, uma vez que, a mobilidade é ambivalente, mas assume as formas das relações sociais; ser móvel não quer dizer necessariamente se mover rapidamente.
Abstract: This evaluative research questions the public policy of urban transport in the city of Fortaleza, intending to realize its efficiency, quality and impacts on the target population in order to support a rethinking of public transport as a service that truly leverages the need to go worthily and come free of the citizen. To do so, performs the review, organization, analysis and interpretation of theoretical texts, statistics, numbers, and official publications of the bodies that have the concession to manage their service, thereby formulating its institutional design. The Public Transportation in Fortaleza, in the chaos set lacks break with the prevailing political and administrative matrix promoting new ways developed from a sociological conception, since mobility is ambivalent, but takes the form of social relations; be mobile does not necessarily mean moving quickly.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21796
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