Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611
Title in Portuguese: Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função
Title: Fedathi Sequence in teacher education: the concept of function
Author: Mendonça, Adriana Ferreira
Advisor(s): Borges Neto, Hermínio
Keywords: Material didático digital - Fortaleza (CE)
Prática Pedagógica
Professor de Matemática – formação continuada - Fortaleza (CE)
Issue Date: 2017
Citation: Mendonça, A. F.; Borges Neto, H. (2017)
Abstract in Portuguese: O objetivo deste trabalho foi verificar se a proposta Sequência Fedathi contribui para o ensino do conceito matemático de função. Os participantes desta pesquisa foram professores de uma escola da rede pública que fizeram uma formação para apreenderem os fundamentos da proposta. Especificamente identificou-se as concepções docentes acerca deste conceito, contribuindo com sua (re)construção, discutiu-se elementos históricos e epistemológicos e, ainda, analisou-se as mudanças na prática docente após a formação continuada. A escolha da Sequência Fedathi foi associada à sua finalidade de orientar as ações docentes no processo de elaboração e planejamento de aulas e, ainda, porque tem uma conexão muito forte com o ensino de conceitos ao valorizar a resolução de problemas, a investigação, generalização e formalização. As produções Andrade (2011), Fontenele (2013), Sousa (2015), Pinheiro (2016), Borges Neto (2013, 2017) fazem parte de nosso referencial acerca da proposta Fedathi, enquanto Descartes (1989), Kleiner (1989), Davis e Hersh (1986), Fischbein (2002) Ávila (2010) compõem a referencial sobre a intuição e a formalização de conceitos. Metodologicamente, esta pesquisa empregou os princípios da etnometodologia com suporte na pesquisa participante que permitiu a interação do pesquisador com os participantes da pesquisa, flexibilidade para mudanças de percurso devido às visões dos sujeitos e ênfase no processo. Os resultados apontam para mudanças significativas nas atitudes dos professores que consideraram que a proposta Fedathi contribui no ensino do conceito de função e que pode ser utilizada em contextos diversos propiciando uma aula mais dinâmica, com a participação ativa dos alunos.
Description: MENDONÇA, Adriana Ferreira. Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função. 2017. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_dis_afmendonça.pdf2,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.