Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22614
Título: Ideologia, Fetichismo e Educação em Slavoj Žižek
Título(s) alternativo(s): Idéologie, Fétichisme et Éducation in Slavoj Žižek
Autor(es): Silva, Hanna Maria Ramos
Orientador(es): Rech, Hildemar Luiz
Palavras-chave: Sociologia da educação
Fetichismo
Emancipação e educação
Fétichisme
Éducation
Data do documento: 2017
Citação: Silva, H. M. R.; Rech, H. L. (2017)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo a abordagem do conceito de ideologia em Slavoj Žižek. Ancorado na tradição filosófica moderna, especialmente em Hegel, e na psicanálise lacaniana, o autor esloveno trata de outros conceitos, com os quais está implicada a ideologia, tais como fetichismo, fantasia, cinismo e violência. Nesse caso, o fetichismo da mercadoria, que marca um ponto de interseção entre Marx e Freud, é imprescindível ao desenvolvimento do tema proposto. Em razão da presença da ideologia na forma de organização social, faz-se necessária a discussão em torno das possibilidades efetivas de uma mudança dessa estrutura. A leitura e análise das obras Um Mapa da Ideologia (2013) e Eles Não Sabem o que Fazem: O Sublime Objeto da Ideologia (1992), além de entrevistas e documentários nos quais o assunto está igualmente presente, servem para constatar que, para Žižek, somente uma ação educativa crítica, que esteja necessariamente combinada com um ato político revolucionário, seria capaz de gerar uma transformação profunda.
Descrição: SILVA, Hanna Maria Ramos. Ideologia, Fetichismo e Educação em Slavoj Žižek. 2017. 96f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22614
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_hmrsilva.pdf526,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.