Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22658
Title in Portuguese: Saneamento básico em áreas de vulnerabilidade socioeconômica: uma avaliação do Programa de Drenagem Urbana de Fortaleza (DRENURB)
Title: Basic sanitation in vulnerable areas socioeconomic : an evaluation Program Drainage Urbana Fortress (DRENURB)
Author: Viana, Camilla Paiva
Advisor(s): Farias Filho, José Almir
Keywords: Pobres – Política governamental – Avaliação – Fortaleza (CE)
Programa de Drenagem Urbana De Fortaleza
Política urbana – Avaliação – Fortaleza (CE)
Urban
Development and Poverty
Issue Date: 2015
Citation: Viana, C. P.; Farias Filho, J. A. (2015)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo estudar as políticas públicas de saneamento básico e, em especial, avaliar o Programa de Drenagem Urbana de Fortaleza (Drenurb), verificando quais foram os efeitos provocados por suas ações no período de 2010 a 2012. O Drenurb corresponde à primeira iniciativa sistematizada da Prefeitura Municipal de Fortaleza para a captação das águas pluviais em meio urbano, visando a minorar os transtornos causados pela incidência de alagamentos. Para a realização desta pesquisa, optamos pela metodologia de estudo de caso ao analisarmos duas obras, priorizando duas perspectivas: a dos moradores que permaneceram no local onde a obra foi realizada e a dos indivíduos em situação de extrema pobreza que foram indenizados para que a obra tivesse prosseguimento. O intuito da avaliação consiste na percepção das transformações positivas e negativas provenientes das ações executadas e suas reverberações no espaço da cidade e na vida dos indivíduos. Para tanto, este trabalho prezou por refazer a trajetória das primeiras ações que constituíram a política de saneamento, até o período atual, contextualizando-a com outras políticas que visam à transformação do espaço urbano. Para alcançarmos os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e entrevistas em profundidade. Os resultados dessa avaliação apontam para as seguintes questões: (1) a população remanescente reconhece as benfeitorias do programa, no entanto não sabe o que de fato é a drenagem e utiliza as galerias de coleta das águas pluviais para outros fins; (2) não houve, por parte da Prefeitura, o estabelecimento de canais de comunicação ou de avaliação da atuação do programa junto à população atendida; (3) as moradoras indenizadas manifestaram desejo de ter permanecido no logradouro anterior, mesmo que continuassem a residir em habitações extremamente precárias; (4) as famílias indenizadas não foram esclarecidas quanto aos parâmetros que basearam o cálculo do valor a ser pago pela desapropriação de suas residências; (5) o Drenurb atendeu as expectativas da população em relação às melhorias advindas da obra, mas executou as ações de saneamento de modo desarticulado às outras políticas que influenciam a dinâmica de ocupação do espaço urbano.
Description: VIANA, Camilla Paiva. Saneamento básico em áreas de vulnerabilidade socioeconômica: uma avaliação do Programa de Drenagem Urbana de Fortaleza (DRENURB). 2015. 118f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22658
Appears in Collections:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_cpviana.pdf2,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.