Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2328
Título: Programa Magister Ceará: reflexões sobre formação docente
Título em inglês: Magister Program of Ceara: reflections on teacher education
Autor(es): VIANA, Maria Hosana Magalhães
Orientador(es): BEZERRA, José Arimatea Barros
Palavras-chave: Política Pública de Educação
Formação de Professores
Avaliação de Programa
Magister
Public Politic of Education
Formation of Teachers
Valuation of the Program
Professores – Formação – Avaliação – Ceará
Professores – Ceará – Atitudes
Educação – Estudo e ensino(Superior) – Ceará
Ensino superior de curta duração – Política governamental – Ceará
Ensino superior e estado – Ceará
Ceará.Secretaria da Educação Básica.Programa Magister
Data do documento: 2011
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: VIANA, M. H. M. ; BEZERRA, J. A. B. (2011)
Resumo: Trata-se de uma pesquisa em Avaliação de Políticas Públicas em Educação, tomando como objeto, o estudo do Programa de Formação de Professores em Nível Superior – Magister/Ceará. O trabalho tem por objetivo Avaliar o Magister sob a perspectiva do professor que fez a formação, considerando suas expectativas, desafios, frustrações, dilemas e benefícios, identificando em que medida essas expectativas foram atendidas. A pesquisa foi realizada por meio da Avaliação por triangulação de métodos, com abordagem qualitativa que permite captar aspectos importantes, muitas vezes, não evidentes, de valoração, atitudes, motivações, insatisfação, buscando entender as relações entre os diferentes sujeitos envolvidos. A primeira etapa foi realizada mediante um estudo exploratório, situado no âmbito dos referenciais norteadores do Programa e legislação, seguida do estudo teórico do temas: formação em serviço, identidade profissional do professor, valorização e profissionalização. A segunda etapa constou de pesquisa de campo, estudo de caso – Magister/Ceará. A coleta de dados foi feita mediante a aplicação de questionários com os professores cursistas e entrevistas com os coordenadores do Programa da Secretaria da Educação, universidades públicas do Ceará e professores formadores. Não encontramos respostas prontas para nossas questões. Fomos interpretando, investigando e formulando novas interrogações. Assim, podemos perceber o sentimento de angústia, dilemas, frustrações, decepções, entre outros elementos constituintes da subjetividade docente. Por meio da pesquisa, contudo, pudemos também captar a alegria da superação dos problemas, o enfrentamento dos obstáculos e a conclusão do curso superior para aproximadamente 90% dos professores cursistas. Esse processo, no entanto, não veio como reconhecimento de direito ou valorização do profissional, pois, exigiu-se muito dos professores - renúncia, sacrifício, perseverança e determinação para que permanecessem no curso, condição, muitas vezes, injusta para os cursistas, que não tiveram tempo suficiente para problematizar, pesquisar, conhecer, estudar e assimilar. Isso comprometeu a qualidade do curso. Embora não tenha diminuído o grau de satisfação dos professores, pois 96%, dos entrevistados disseram ter alcançados seus objetivos. Enfim, Concluiu-se que o Magister foi mais um programa que contribuiu no aumento do índice de professores com formação superior, mas não garantiu a melhoria da qualidade da educação no Estado.
Descrição: VIANA, M. H. M. Programa Magister Ceará: reflexões sobre formação docente. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Pro - Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2328
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_MHosanaMVIANA.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.