Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24984
Title in Portuguese: Práticas de leitura: considerações acerca de espaços formais e informais destinados a leitores infantis de Fortaleza
Author: Tavares, Ana Carolina Pontes
Advisor(s): Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares
Keywords: Práticas de leitura
Espaços de leitura
Literatura Infantil
Issue Date: 2013
Citation: Tavares, A. C. P.; Lins, S. G. D. S. (2013)
Abstract in Portuguese: O presente estudo teve como objetivo principal mostrar algumas considerações acerca de espaços formais e informais destinados a leitores infantis de Fortaleza, através da Literatura Infantil. A finalidade é verificar a importância desses espaços para a formação do futuro leitor. Foi realizado um estudo teórico sobre Literatura Infantil, no contexto geral e brasileiro. Do mesmo modo, abordou-se a aprendizagem da leitura, tendo sido focalizadas a leitura e suas práticas. Realizou- se observações e entrevistas informais. Os locais observados foram a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, a biblioteca da Praça Luiza Távora, uma livraria e a Escola Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC). A Biblioteca Menezes Pimentel é um espaço formal, criado há anos, com o intuito de receber leitores, porém a frequência, principalmente de crianças, se tornou algo questionador. Apesar de estar vinculada a um espaço de lazer, o Centro Cultural Dragão do Mar, ainda não se mostre muito acessível e é pouco atraente para as crianças, enquanto a biblioteca da Praça surpreendeu com o grande movimento de crianças. Ela está inserida em um espaço de lazer, onde existe uma larga extensão para as crianças brincarem com a família e, pelo fato de estar situada em um vagão de trem, faz com que as crianças se achem atraídas e curiosas. A livraria observada, situada em um grande shopping, também fez se compreender a respeito do espaço de lazer e de consumo, de as crianças aproveitarem para folhear livros no locus infantil. A escola fez com que se refletisse a importância do contato com a sala de leitura, onde ela pode formar a sua identidade leitora. Concluiu-se que os espaços são diferentemente frequentados, variando de acordo com o local em que ele está inserido. É preciso ampliar a quantidade desses espaços na cidade e melhorar a qualidade dos então existentes, pois as crianças precisam do acesso ao livro. Ressaltou-se então que família e escola são essenciais para a formação do futuro leitor. Por meio dessas duas realidades a criança será incentivada a visitar locais que dispõem de livros. Somou-se a isso tudo o papel do Governo, que, melhorando a qualidade dos espaços públicos, criando outros e promovendo campanhas proporcionará ao nosso País futuros leitores.
Description: TAVARES, Ana Carolina Pontes. Práticas de leitura: considerações acerca de espaços formais e informais destinados a leitores infantis de Fortaleza. 2013. 50f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24984
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_acptavares.pdf565,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.