Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26289
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Canção popular e ensino da língua materna: o gênero canção nos parâmetros curriculares de língua portuguesa
Autor(es): Costa, Nelson Barros da
Palavras-chave: Discurso;Canção;Discurso pedagógico;Discurso científico
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: Linguagem em (Dis)curso
Citação: Costa, N. B. (2003)
Resumo: Utilizando a linha de Análise do Discurso desenvolvida por Dominique Maingueneau, este trabalho pretende investigar o lugar da canção no discurso pedagógico oficial. Tomamos como seu representante aqui os Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino fundamental de língua portuguesa no Brasil). Analisando tal texto, procuraremos responder as seguintes questões: a) Qual o lugar da canção no contexto de categorias construídas no âmbito do discurso científico, mas retomadas pelo discurso pedagógico oficial, como "oral" e "escrita" e "literário" e "não-literário"? b) Partindo da hipótese de que o discurso pedagógico relativo ao ensino do português ainda mantém fortes relações com o discurso e a teoria literários, como estão consideradas aí as diferenças, as semelhanças e as relações entre a poesia e a canção? c) Um é tomado como variante do outro, ou são tidos como gêneros diferentes? d) Como aparece a canção nesse contexto?
Descrição: COSTA, Nelson Barros da. Canção popular e ensino da língua materna: o gênero canção nos parâmetros curriculares de língua portuguesa. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 1, p. 9-36, jul./dez. 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26289
ISSN: 1982-4017
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_nbcosta.pdf436,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.