Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26570
Type: TCC
Title: Diga-me como andam teus negros e te direi quem és: um estudo sobre a indumentária escrava como fator de distinção social no período colonial brasileiro
Title in English: Tell me how your blacks are and I'll tell you who you are: a study on slave dress as a factor of social distinction in the Brazilian colonial period
Authors: Sena, Malu Martins
Advisor: Mendes, Francisca Raimunda Nogueira
Issue Date: 2017
Citation: SENA, Malu Martins. Diga-me como andam teus negros e te direis quem és: um estudo sobre a indumentária escrava como fator de distinção social no período colonial brasileiro. 2017. 44 f. Monografia (Graduação em Design-moda)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho objetiva entender de que forma os senhores de escravos utilizavam seus servos como ferramenta para demonstrar sua riqueza e se diferenciar socialmente. Como metodologia, este trabalho conta com pesquisa bibliográfica e documental, sendo esta última a partir das pinturas de Jean Baptiste Debret. Para tanto, o estudo aborda o contexto em que a raiz negra foi inserida no Brasil, as funções desta dentro da Colônia, bem como a forma como a indumentária negra é representada nos registros de Jean Baptiste Debret. Além disso, discorre-se sobre as principais perspectivas de trabalho para os negros e como estas se refletiam em seu vestuário. Posteriormente, discute-se sobre a relação entre a indumentária negra e a demonstração de riqueza e distinção social, de forma a comprovar que as roupas e acessórios usados pelos cativos retratavam sua posição na hierarquia escrava, bem como a condição financeira de seu dono.
Abstract: The present work aims to understand how the slave masters used their servants as a tool to demonstrate their wealth and to differentiate themselves socially. As a methodology, this work relies on bibliographical and documentary research, the latter being based on the paintings of Jean Baptiste Debret. To do so, the study addresses the context in which the black root was inserted in Brazil, its functions within the Colony, as well as the way the black dress is represented in the records of Jean Baptiste Debret. In addition, the main employment prospects for blacks are discussed and how these were reflected in their clothing. Subsequently, the relationship between the black dress and the demonstration of wealth and social distinction is discussed, in order to prove that the clothes and accessories used by the captives portrayed their position in the slave hierarchy, as well as the financial condition of its owner.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26570
Appears in Collections:DESIGN MODA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_mmsena.pdf.pdf560,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.