Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26581
Tipo: TCC
Título: As confissões de marca: identidades corporativas integradas à ficção
Autor(es): Silva, Emylianny Brasil da
Orientador: Freitas, Silvia Helena Belmino
Palavras-chave: Consumo;Marca;Literatura;Os delírios de consumo de Becky Bloom
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Emylianny Brasil da. As confissões de marca: identidades corporativas integradas à ficção. 2013. 97f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: O presente trabalho investiga a incorporação de marcas à literatura de ficção, a partir de perspectivas do consumo, da marca e da literatura. Tem-se como principal objetivo contribuir para um melhor entendimento das fontes e implicações da inserção de identidades corporativas ao universo das narrativas de ficção. Para isto, a pesquisa parte de teorias sobre a sociedade de consumo e hiperconsumo, passando pelo estudo dos valores de marcas na contemporaneidade, e também pela identificação das características da inserção da obra literária à lógica de mercado para, com isto, retratar o cenário de ocorrência do fenômeno. A partir das reflexões teóricas adotou-se como objeto o romance “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, um best seller que aborda o consumo como temática principal. A obra utiliza-se de uma série de marcas para retratar o universo da personagem, o que a qualifica para a função de objeto de análise. Utilizando-se da metodologia de Análise de Conteúdo, foi realizado o levantamento e a categorização de todas as marcas integradas à narrativa para identificar as características das interações deste ‘novo’ elemento textual. O trabalho concluiu que há altos níveis de integração, participação e influências das marcas na estrutura e nos significados da obra, o que evidencia características próprias do mercado, da experiência de compra e do indivíduo inserido no hiperconsumo. Aspectos agora expressos e disseminados por meio da ficção, indício da onipresença e da influência do consumo e da marca em todos os campos da contemporaneidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26581
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_ebsilva.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.