Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26622
Title in Portuguese: A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola
Author: Rabelo, Jeriane da Silva
Advisor(s): Barguil, Paulo Meireles
Keywords: Escolas Públicas Municipais - Educação Infantil - Fortaleza (CE)
Objetivos da Educação Infantil - Escolas Públicas - Fortaleza (CE)
Desenvolvimento da Criança - Fortaleza (CE)
School Spaces
Child development
Issue Date: 2017
Citation: Rabelo, J. S.; Barguil, P. M. (2017)
Abstract in Portuguese: A temática do uso do espaço escolar pelo professor, tornando-o lugar de aprendizagem, mediante as interações entre crianças-crianças e crianças-professores, é pouco discutida e planejada por profissionais da área da Educação, em detrimento de outras áreas como Arquitetura e Psicologia. A discussão acerca da organização dos espaços destinados às crianças pequenas aponta subsídios para o estabelecimento de critérios e parâmetros para a realização de programas educativos de qualidade, atentos às necessidades de uma educação integral da criança. Este estudo objetivou conhecer a organização dos espaços na Educação Infantil – EI e as possibilidades de promoção do desenvolvimento da criança em duas instituições de EI da rede municipal de Fortaleza. Especificadamente: (i) identificar os aspectos afetivos de crianças e professoras relacionadas ao uso do espaço escolar; (ii) mapear as práticas pedagógicas realizadas nos diferentes espaços de uma instituição de EI; e (iii) conhecer as formas que as crianças ocupam os espaços de uma instituição de EI. Os estudos de Barbosa e Horn (2001), Barguil (2006), Bomfim (2002; 2010), Campos-de-Carvalho e Rubiano (1994), Faria (2007a, 2007b), Forneiro (1998), Horn (2007) e Malaguzzi (1999) sinalizam que, na organização de um determinado espaço, entram em cena as significações e os sentimentos das pessoas que o gerenciam e os tipos de interações entre as crianças. A investigação, de natureza qualitativa na forma de um estudo de caso, teve uma amostra composta por vinte e quatro crianças da EI e quatro professoras da rede pública de ensino do município de Fortaleza. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a realização desse trabalho foram a observação participante e a entrevista semiestruturada. A análise foi realizada à luz da revisão da literatura sobre o tema da pesquisa, do conteúdo das observações nos espaços de uma instituição de EI e dos relatos das entrevistas com os sujeitos. As diferenças estruturais das duas escolas são gritantes, destoando do que prescrito nos documentos de qualidade do espaço das instituições escolares de Educação Infantil. As práticas educativas são bastante influenciadas pela realidade familiar e do contexto social das crianças. A qualidade da afetividade no espaço escolar percebida, principalmente, no olhar de cima para baixo das professoras para as crianças não favorece ao desenvolvimento integral da criança, pois permeado de distanciamento, que contribui para o conformismo, a desmotivação, o fracasso e a evasão escolar, com danos que ultrapassam a dimensão cognitiva de cada criança.
Description: RABELO, Jeriane da Silva. A organização do espaço na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança: sentimentos e ações em turmas de pré-escola. 2017. 204f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26622
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_dis_jsrabelo.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.